Caso Habbis
Trabalho Universitário: Caso Habbis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PATTY10 • 10/9/2013 • 1.689 Palavras (7 Páginas) • 491 Visualizações
Habib’s
O Habib's é a uma rede brasileira de fast-food, especializada em comida árabe, que conta com mais de 350 restaurantes espalhados pelo Brasil.
Com o crescimento da rede o cardápio, a empresa se diversificou e hoje conta com mais de sessenta itens, desde sanduíches até sorvetes, adequando-se a cultura paulistana.
O restaurante de comidas típicas árabes surgiu na cidade de São Paulo. Seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal, iniciou essa historia em 1988 com uma loja na Rua Cerro Corá, na cidade de São Paulo. Como o mais velho de três filhos, Saraiva teve que sustentar a família e assumiu a padaria da família, assim que seu pai faleceu, durante o que ele descreve como "o momento mais difícil da minha vida". "Nessa padaria, aprendi a ser um empresário", disse ele, em entrevista com a BBC. O restaurante brasileiro de comidas árabes hoje é mundialmente conhecido. O Habib's é presente em quase todo território nacional, sendo o maior fast-food árabe do mundo e a primeira maior rede de fast-food autenticamente brasileira.
A rede de jornalismo americana BBC News chegou a publicar informações sobre o Habib’s. Em nota, publicou que a rede de fast-food deu ao Brasil gosto de Arábia. Na época que Alberto estava abrindo a primeira unidade da rede, notou que os restaurantes árabes no Brasil não eram destinados a maioria da população e então identificou um nicho de mercado. Seu foco não era o público árabe, mas sim a população em geral que apreciam comida de boa qualidade e servida rapidamente. Alberto fundou 16 lojas antes de começar a oferecer oportunidades de franquias, em 1992.
A Bib’sfiha é o carro chefe e o produto mais popular da rede, custando apenas R$ 0,56 (cinquenta e seis centavos). O Habib’s vende cinquenta milhões de esfihas por mês.
Seu concorrente indireto e líder absoluto no segmento de restaurantes de serviço rápido, com produtos de reconhecida qualidade, o McDonald's é hoje uma das melhores franquias para se administrar e uma das mais bem estruturadas organizações do mundo. O sistema de franchising permitiu ao McDonald's se tornar a rede de restaurantes mais bem-sucedida do planeta, com mais de 31 mil restaurantes, presença em 118 países e um faturamento anual de US$ 45 bilhões.
Além do McDonald’s, que está no Brasil desde 1979, a maioria das empresas norte-americanas que entraram no mercado na década de 1990, após o fim da inflação alta trouxeram estabilidade para a economia brasileira. No entanto, muitas delas já se retiraram, incapazes de competir em preço e não reconhecem a cultura brasileira. Um grande exemplo é a rede KFC, que serve pedaços de frango para que os clientes se sirvam com as mãos num país onde não existe o habito de comer sem talher. Além disso, esses pedaços de frangos são servidos em baldes de papelão e brasileiros não tem esse hábito. Esses detalhes são importantes e, quando não observados com atenção, tornam-se um erro e os clientes não aceitam.
O Habib’s também é muito inovador. Incluiu no cardápio um doce de origem português chamado “Pastel de Belém”. A ideia surgiu de uma das visitas que Alberto fez a Portugal, onde conheceu uma padaria em Belém muito tradicional. Encantado com o doce e que tem conceitos semelhantes ao da esfiha (produto fresco, quente e com possibilidade de venda em um preço acessível), resolveu investir na ideia e estrategiar o processo. Não só deu certo como é o segundo item mais vendido da rede, responsável por 8% a 10% do faturamento, vendendo aproximadamente quatro milhões de pasteizinhos por mês.
Saraiva alerta que, mesmo adepto a inovações, a bib’sfiha é preferência nacional, vendendo mais que Big Mac do concorrente indireto Mc Donald’s ou pão de queijo das redes de cafeterias. Mas como é possível assegurar uma vantagem competitiva de um concorrente indireto?
Michael Porter, no livro “Competitive Strategy: Techniques for analysing Industries and Competitors” criou um modelo de análise mercadológica, muito conhecida como as “Cinco Forças de Porter” que identificam as forças que atuam no mercado. São elas:
• Rivalidade entre os concorrentes
• Ameaça de entrada de novas empresas (entrantes)
• Ameaça de produtos e serviços substitutos
• Poder dos fornecedores
• Poder dos compradores (clientes)
Esse modelo de análise explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra. Tem como principais objetivos entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado.
A rivalidade entre os competidores evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas de distribuição, com o objetivo de aumentar o market share da empresa, em um determinado mercado.
A intensidade da rivalidade competitiva é forte quando:
• O número de concorrentes é muito grande;
• A diversidade desses concorrentes é alta;
• A taxa de crescimento da mercado é baixa;
• Os custos fixos são altos;
• Os custos de estocagem são elevados;
• A diferenciação de produto é pequena;
• Os custos de troca entre produtos da concorrência são baixos;
• As barreiras de saída são elevadas;
• As apostas estratégicas são altas.Habib’s
O Habib's é a uma rede brasileira de fast-food, especializada em comida árabe, que conta com mais de 350 restaurantes espalhados pelo Brasil.
Com o crescimento da rede o cardápio, a empresa se diversificou e hoje conta com mais de sessenta itens, desde sanduíches até sorvetes, adequando-se a cultura paulistana.
O restaurante de comidas típicas árabes surgiu na cidade de São Paulo. Seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal, iniciou essa historia em 1988 com uma loja na Rua Cerro Corá, na cidade de São Paulo. Como o mais velho de três filhos, Saraiva teve que sustentar a família e assumiu a padaria da família, assim
...