Casos Concretos 1 A 13 Psicologia Do Direito
Artigo: Casos Concretos 1 A 13 Psicologia Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paularevolti • 22/11/2014 • 4.419 Palavras (18 Páginas) • 426 Visualizações
Caso Concreto 1
Respostas
1. Nossa subjetividade e individualização ditadas pela arte se dão ao fato de haver uma diferença de gostos; nem todos gostam das mesmas músicas, mesmas pinturas, mesmas esculturas, etc. Cada um tem seu gosto próprio, não é possível impor o gosto artístico de cada um, já que isso vem atrelado à formação e os costumes culturais de cada indivíduo, cada pessoa acabam criando em si seu próprio estilo ao passar do tempo, com seu desenvolvimento e sua vivência, logo, sendo único em cada indivíduo.
2. Já que não há liberdade, individualidade e igualdade há uma restrição coletiva, onde uns são tratados diferentes de outros, seja por suas raças, religião, arte, valores, costumes, entre tantas outras características pessoais. Assim, o homem pensa existir a liberdade, individualidade e a igualdade, entretanto isto é mascarado e influenciado pelas regras da sociedade.
Questão
Marque a alternativa correta:
O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:
III -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
É correto APENAS o que se afirma em
C III.
Caso Concreto 2
Respostas:
1. Segundo Piaget, o desenvolvimento humano se dá basicamente em quatro aspectos, sendo eles: hereditariedade (carga genética), crescimento orgânico (aspecto físico), maturação neurofisiológica (padrão de comportamento) e o meio (ambiente e seus estímulos), já o IDH, está relacionado aos aspectos sociais, como grau de escolaridade, renda e nível de saúde. Assim, podemos dizer que ambos estão entrelados no desenvolvimento humano, estando o primeiro ligado aos aspectos interiores do ser humano, e o segundo ligado aos aspectos sociais compõem o ambiente do homem.
Questão
Marque a resposta correta:
c) Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor,intelectual, afetivoemocional
Caso Concreto 3
Respostas:
Leitura dirigida:
As fases do desenvolvimento dizem respeito à evolução do indivíduo em cada fase da vida, desde infância, adolescência e até a fase da maturidade. O texto aborda esse desenvolvimento em relação às fases escolares.
No primeiro grau (fase entre a infância e a adolescência) vemos o desabrochar das seguintes características do desenvolvimento da personalidade da criança, como: ter consciência de si, dos outros, da comunidade, capacidade expor pensamentos, raciocínio, avaliação e controle dos limites.
No segundo grau (fase entre a adolescência e a maturidade) – fase de consolidação da autonomia de saber se colocar como indivíduos, agregando-se maior poder de argumentação e capacidade de aceitar ou recusar as coisas em seu próprio benefício.
No terceiro grau a personalidade do indivíduo está consolidada nos fundamentos dos dois primeiros graus. O Individuo agora é capaz de formar pensamento independente, relacionamento estável, ser um profissional seguro e capaz.
O texto aborda a precariedade do ensino e nos faz refletir sobre as dificuldades na formação e no desenvolvimento psicossocial de um indivíduo. E demonstra a forma em uma estrutura política covarde e egoísta, onde verdadeiramente não há o interesse da aplicação de uma educação favorável e eficaz.
Questão
c) apenas o item III está correto.
CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia
Caso Concreto 4
Respostas:
• Descreva o conceito de gênero.
Resposta: São as diferenças entre o homem e a mulher quanto aos papeis que lhes são atribuídos, pela sociedade, em um determinado momento, em um contexto histórico e cultural
• Descreva o conceito de violência de gênero.
Resposta: São as diferenças impostas menosprezadamente pelo cônjuge ou outrem, ou seja, a indução paulatinamente da perda dos direitos ate a pratica do ato violento em si, seja ela física ou psicológica, independentemente do casal ser heterossexual ou homossexual.
• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.
Resposta: observa-se que no conceito de gênero da situação acima descrita, já se vê a inferioridade de Ana, que esperou 23 anos para tomar uma decisão e sair da situação a ela imposta de humilhação, espancamento e ofensas, pois ali Roberto deixou claro o que esperava dela nesta relação.
Paulo já demonstrava desde o namoro seu comportamento violento, e Ana interpretava como ciúme tal ato já encontra-se previsto na lei 11.340. Roberto em sua defesa ainda expõe Ana culpando-a pelo comportamento que ele tem como o ideal.
1.
d) A orientação sexual define a identidade de gênero.
Esta é a alternativa incorreta, pois a orientação sexual define a qual sexo a pessoa sentirá atração, mas não interfere no gênero da pessoa.
Caso Concreto 5
Respostas:
Questão
No Brasil um dos principais modelos, que influenciam até hoje os comportamentos familiares é da Família Patriarcal. Sobre este modelo, marque abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):
(V) Tem referência com o modelo senhorial e os clãs parentais.
(F) Foi responsável pela igualdade entre gêneros.
(V) É um conceito de família que abriga em seu seio todos os agregados.
(F) É um modelo de família tradicionalmente com poucos membros.
(F) Não tem relação nenhuma com o período escravagista.
Caso Concreto 6
Respostas
...