Casos de concordância verbal
Por: luscamg • 22/4/2015 • Artigo • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
CONCORDANCIA VERBAL
1-Regra geral: O verbo concorda em numero e em pessoa com o sujeito.
2-Dessa forma a regra geral é a chamada concordância lógica. Entretanto é possível existir a chamada concordância atrativa e concordância ideológica. Na primeira o verbo concorda com o termo mais próximo e na segunda ele concorda com a ideia.
3-No caso do sujeito composto: via de regra se concorda com o plural. Entretanto pode ocorre a concordância atrativa, quando o sujeito composto for colocado após o verbo. (FICARAM EM CASA A MULHER E O HOMEM = FICOU EM CASA A MULHER E O HOMEM). Logo se o sujeito tiver mais de um núcleo e pós-posto pode ser atrativo.
4-Quando existe a conjunção "COM": a gramática permite que o verbo concorde no singular ou no plural. A MULHER COM O FILHO ATRAVESSOU = A MULHER COM O FILHO ATRAVESSARAM. Ocorre que a gramática entende que o com pode ter sentido de E.
5- A primeira pessoa prevalece sobre as demais e assim consequentemente. Dessa forma quando existir pessoas de graus diferentes (EU, TU E ELE) deve se concordar com o eu. EU,TU E ELE ATRAVESSAMOS(NÓS).
obs:Deve se lembrar que a concordância nesse caso deve ocorre no plural.
6-Núcleos similares:Quando os sujeitos compostos possuírem uma certa equivalência, ou seja, sejam sinônimos ou tenha semelhança faz a concordância com um deles, pois são considerados como iguais. A CONCILIAÇÃO , A HARMONIA SER DEMAIS.
7-Expressão partitiva(Maior parte de, maioria dos):Se houver um sujeito que indica expressão partitiva, pode-se concordar com o elemento nuclear ou com o termo explicativo que a expressão se refere. A MAIOR PARTE DESSES QUARTOS NÃO TINHAM OU TINHA BANHEIRO.
8-No caso de QUAL DE NÓS: determina que é apenas um, nesse sentido deve concordar no singular.
9-IDÉIA APROXIMADA: Quando temos expressões como CERCA DE se referindo a quantidade numérica deve-se concordar em plural. EXISTE CERCA DE 10 HOMENS. Assim concorda com a ideia.
-EXPRESSÕES QUE INDICAM QUANTIDADE APROXIMADA(CERDA DE, MENOS DE, MAIS DE) SEGUIDO DE UM NUMERAL:Havendo essas expressões e faz a concordância com o termo que vincula(NUMERAL). MAIS DE 2 ALUNOS CHEGARAM, MAIS DE UM ALUNO CHEGOU.
11-MAIS DE UM: Se na construção existe uma ideia de RECIPROCIDADE o verbo será no plural, bem como se a expressão se repetir.MAIS DE UM ALUNO SE COMPREMETARAM.
14-PRONOME RELATICO QUE:Se tampa o QUE e faz a concordância com o antecedente, mas deve-se notar se o QUE é sujeito da frase. É A GAROTA QUE VAI ACOMPANHAR.
OBS:Sendo o QUE sujeito e o termo que o antecede é formado por dois ou mais substantivos, o "que" pode retomar a qualquer um desses substantivos, desde que a oração possua lógica.
15-No caso da estrutura UM DOS QUE:(umas das , um dos e etc) pode-se fazer referencia ao plural ou ao singular.
16-PRONOME RELATIVO QUEM: Represente uma terceira pessoa do singular. A regra geral é fazer a concordância ocorra com o quem(3°pessoa do singular), mas pode-se fazer com o termo anterior desde que seja pronome do caso reto. FUI EU QUE TE SALVEI.
17-PLURAL APARENTE(Topônimo): No caso de termos plurais que indicam nome singular(ESTADOS UNIDOS) caso venha sem o artigo em plural deve concordar no singular, mas se vier artigo concorda no plural. ESTADOS UNIDOS ESTÁ RICO, OS ESTADOS UINDOS ESTÃO RICOS. Nesses casos o verbo concorda com a ideia.
OBS:Quando o nome plural se referir a uma obra artística ou literária poderá concordar no plural ou singular.
18-VERBO SER: O verbo ser concorda preferencialmente com o predicativo, exceto quando o sujeito é pessoa ou pronome pessoal do caso reto. TUDO SÃO FLORES. O RAPAZ ERA DUAS CARAS.
19-VERBOS DAR, BATER, SÃO E SOAR indicando horas: concordam com a expressão numérica.É UMA HORA, É MEIO DIA.
20-CONCORDANCIA COM O OU: Nesse caso deve-se observar o uso do ou, se for adição deve ser plural e se for duvida será singular.
21-SILEPSE: É a concordância ideológica. Nesse caso o verbo concorda com a idéia e não com o termo.
23-Pronomes de tratamento: Lembrar que vossa excelência e você não possuem gênero por isso não concorda com a expressão mas concorda a o que ela se refere.
24-No caso de verbos impessoais: esses não variam, assim mantém no singular, concordando sempre com a 3° pessoa.
obs: Caso o verbo impessoal seja utilizado em seu sentido figurado a concordância faz-se normalmente. CHOVERAM DUVIDAS ONTEM.
25-Quando o sujeito é formado por numerais percentuais seguidos de uma especificação: Pode o sujeito concordar tanto com o numeral como com a especificação. 30 % do dinheiro ira/irão.
OBS:0 e 1 levam para o singular
OBS:Se o numeral vier com alguma determinante deverá concordar com a determinante.OS 15% do grupo SERÃO.
26-SUBSTANTIO COLETIVO SEGUIDO DE ESPECIFICAÇÃO:Pode concordar tanto com o substantivo quanto a especificação.
...