Catalogo De Jogos
Artigo: Catalogo De Jogos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alineloisa • 22/9/2013 • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 396 Visualizações
TIRA-PÕE
• Local ideal: espaço suficiente para as crianças se locomoverem com as bolas (ex: sala grande ou quadra)
• Público alvo: indicado para crianças.
• Faixa etária: crianças a partir cinco anos.
• Recursos materiais: bolas de meia e uma caixa.
• Preparação: alunos espalhados pelo local, dividido em duas equipes sendo uma com as bolas. Uma caixa ficará colocada no meio da quadra.
• Desenvolvimento: ao sinal do professor, as crianças que estiverem com as bolas deverão colocá-las na caixa, enquanto que outra equipe deverá retirá-las. Depois do tempo estipulado pelo professor invertem-se as posições. Vence a equipe que tiver colocado mais bolas dentro da caixa.
• Tempo de duração: estabelecido pelo orientador de acordo com a disposição das crianças.
Objetivo: este jogo tem como objetivo o desenvolvimento da agilidade e cooperação.
TRÂNSITO
• Local ideal: qualquer lugar amplo (ex; quadra).
• Público alvo: indicado para crianças.
• Faixa etária: crianças a partir de dez anos.
• Recursos materiais: quatro cartões coloridos (amarelo, vermelho, verde e branco).
• Preparação: dividir o grupo em três colunas.
• Desenvolvimento: os alunos ficarão espalhados pela quadra imitando carrinhos. O orientador mostrará um cartão para os alunos e os alunos se movimentarão de acordo com a cor:
- Amarelo: andar em zigue-zague
- Vermelho: parar
- Verde: andar normalmente
- Branco: andar para trás
Os cartões significam:
- Amarelo: direita
- Vermelho: esquerda
- Verde: abaixar
- Branco: levantar
Quando o professor mostrar o cartão, os alunos deverão movimentar-se de acordo com sua cor. O aluno que errar passará para o fim da coluna. Vencerá a coluna que errar menos.
Obs1: os “carros” não poderão chocar-se, caso isto ocorrerá, ficarão no “conserto” até que outro se choque.
Obs 2: poderá haver aumento do número de cartões e movimentos.
• Tempo de duração: o tempo é previamente estipulado o jogo pode durar dependo da disposição das crianças.
• Objetivo: objetiva-se nesse jogo desenvolver a atenção, percepção espacial e viso-motora, lateralidade e integração.
O VIGIA
• Local Ideal: deve ser praticado em espaço amplo.
• Público alvo: indicado para crianças.
• Faixa etária: crianças a partir de seis anos.
• Recursos materiais: um plinto alto e uma maçã.
• Preparação: um plinto alto e, sobre ele, uma maçã – O “tesouro”. Perto dele de costas para as outras crianças, ficará o “vigia”. Alinhados bem distante do “tesouro” os “piratas” (demais alunos).
• Desenvolvimento: o “vigia” em voz alta, contará até cinco, enquanto os “piratas” avançarão correndo em direção ao “tesouro”. O jogo continuará e o primeiro a chegar ao “tesouro” será o vencedor ou todos se tornarão “vigias”, sendo o original vencedor.
• Tempo de Duração: o jogo terá fim quando o vencedor chegar ao tesouro.
• Objetivo: este jogo possui como objetivo desenvolver a atenção, controle, agilidade e integração.
O VIGIA
DESRRUMAR O TRIÂNGULO
• Local ideal: deve ser praticado em local amplo (ex: quadra, campo, praça etc.).
• Público alvo: indicado para crianças.
• Faixa etária: a partir de oito anos.
• Recursos materiais: bolas de meia.
• Preparação: divisão do grupo em duas equipes.
• Desenvolvimento: cada uma das equipes formará um triângulo com as bolas. Cada criança receberá uma bola além das usadas na formação do triângulo e tentará, de forma alternada com os colegas, desarrumar o triângulo da outra equipe, atirando sua bola. Ganhará a equipe que conseguir desarrumar mais o triângulo adversário.
• Tempo de duração: determinado em função da disposição das crianças.
• Objetivo: desenvolver a coordenação óculo-manual, precisão e integração.
CORRIDA DAS PROFISSÕES
• Local Ideal: deve ser praticado em terreno amplo.
• Público alvo: pode ser praticado por crianças e jovens.
• Faixa etária: indicado para crianças a partir de 12 anos.
• Recursos materiais: dois colchões, balões de gás, pedaços de papel, nomes de profissões.
• Preparação: a turma será dividida em duas equipes em fileiras, cada uma distante 15m dos colchões colocados a sua frente. Ao lado dos colchões serão colocados balões, cada um contendo um papel com o nome de uma profissão.
• Desenvolvimento: ao sinal, o primeiro componente de cada fileira correrá em direção ao colchão, onde deverá encher um balão e sentando-se sobre ele, estourando-o. Após isto, o aluno lerá o que estará escrito no papel que estará dentro do balão e representará, através de gestos, a profissão para sua equipe. Quando a equipe adivinhar a profissão ele correrá de volta a sua fileira e o próximo componente repetirá a ação. Será vencedora a equipe que primeiro
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