Cenario Empresarial
Exames: Cenario Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosrios • 14/6/2013 • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 497 Visualizações
Trabalho interdisciplinar do primeiro semestre da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
O Contexto Empresarial
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO...........................................................................................................................3
2.1-A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS..........................................................................3
2.2-FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.........................................................................3
2.3-ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO.................................................................................4
2.4-A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS..........................................................6
3-CONCLUSÃO..............................................................................................................................6
4 – REFERENCIAS...............................................................................................................7
1-INTRODUÇÃO
O objetivo principal proposto para essa atividade é fixar conteúdos do primeiro semestre do Curso de Graduação de Ciências Contábeis da UNOPAR enfocando a matemática na contabilidade, os fatores ambientais das organizações, aspectos jurídicos dos empresários e a participação da contabilidade nas empresas. Fazendo assim um trabalho interdisciplinar enfocando as disciplinas trabalhadas nesse 1º semestre.
2.1-A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS
A elaboração de pesquisas e de gráficos mostrando pontos fracos e fortes na área de interesse do cliente, podem ajudar o empresário a direcionar o seu investimento nas áreas mais necessitadas. Com pesquisas diretamente ao público alvo e com Clientes diretos, há maior precisão dos dados, apurando ainda mais as necessidades da empresa, que as vezes nem sempre estão aos olhos do empresário.
Os contadores necessitam de informações além do que as de caixa para poder analisar e ajudar a empresa. Sem dizer que inclusive podem auxiliar em novos investimentos, com oportunidades disponíveis, tal como Copa do Mundo, citada no texto.
Tanto empresários quanto pessoas físicas necessitam da matemática no dia a dia. Devem-se calcular tudo, desde pequenas taxas, a juros de empréstimos. Analisar o custo X benefício do que se irá investir, e também ponderar a necessidade real da compra.
2.2- FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES
O ambiente de trabalho é um dos, se não o mais, importante modo de um empresário manter bem e ampliar com progresso seu empreendimento. Todos os gerentes ou proprietários querem boa mão-de-obra, baixo custo de manutenção, acesso fácil a recursos e matéria prima.
Qualquer empresa, não consegue evoluir em um ambiente onde a matéria prima para sua produção é escassa, ou de difícil acesso, ou elevado preço de custo. Pois torna o produto final com custo alto e haverá pouca saída no comércio. Os fatores ambientais influenciam, desde clima, região, época do ano, população da cidade, se há saída no comércio local ou deve ser expandido. Muitos fatores influenciam em uma tomada de decisões para melhor andamento da empresa.
Para haver um início com sucesso, deve se fazer um estudo do campo onde se pensa em atuar futuramente. Estudando os custos locais para aluguel ou construção, se há mão-de-obra para fazê-lo, se há matéria-prima necessária suficiente e de fácil alçada, se há mão-de-obra qualificada e disponível a um preço justo no mercado. Elaborando planejamento e planilhas com pontos positivos e negativos, há maior chance para obter sucesso no empreendimento.
2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO
Absolutamente e relativamente incapaz
Incapaz é aquela pessoa que a lei proíbe de exercer pessoalmente todos ou alguns atos jurídicos, em decorrência de não possuir os requisitos indispensáveis para tal.
A incapacidade divide-se em absoluta ou relativa.
Incapacidade Absoluta: o absolutamente incapaz é a pessoa que, por determinação legal, não pode exercer pessoalmente todo e qualquer ato jurídico, sob pena de seu ato ser considerado nulo. Eles devem ser representados por seus pais, tutores ou curadores.
São absolutamente incapazes:
• Menores de 16 anos – porque ainda não alcançaram discernimento para diferenciar o que lhes convém ou não;
• Loucos de todo o gênero: porque não possuem discernimento, mas, para que seus atos sejam considerados nulos, é preciso que sejam interditos ou que o outro contratante tenha agido de má-fé, senão, eles são válidos;
• Surdos-mudos que não podem exprimir sua vontade – pois a validade do ato jurídico depende da declaração de vontade;
São relativamente incapazes:
• Maior de 16 e menor de 21 anos – aos vinte e um anos completos acaba a menoridade e inicia-se a maioridade.
• Pródigos – aqueles que põem fim no próprio patrimônio, porém, sua incapacidade é limitada;
• Silvícolas – índios até se civilizarem
Emancipação
É a aquisição da capacidade civil antes da idade legal (21 anos).
Cessa para o menor a incapacidade:
• Para o menor em poder do pai: pela concessão
...