TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Empresarial

Trabalho Universitário: Cenário Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma produção textual sobre o cenário empresarial contemplando aspectos relevantes que auxiliem o bom andamento da empresa e seu meio sustentável.

Diante de inúmeras situações do dia-a-dia no mundo do mercado, empregamos os conhecimentos matemáticos. Eles são extremamente importantes para o equilíbrio das empresas e organizações, pois no mundo globalizado em que vivemos, as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas e exigem profissionais que atendam novos padrões de qualidade e modernidade para administrar com competência os rumos das mesmas, porque poderão sofrer conseqüências sérias como perda de espaço no mercado e a diminuição de lucros que poderão levá-las a falência.

2 DESENVOLVIMENTO

A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A matemática é uma ferramenta de extrema importância para o equilíbrio de uma empresa. É ela que possibilita quando bem aplicada e desenvolvida uma maior rentabilidade.

A matemática está presente em diversos aspectos envolvendo números e percentuais.

Através de relatórios de vendas, compras, horas trabalhadas, e extras é possível comparar lucros e prejuízos de uma empresa e prever o andamento dos resultados.

Sem o conhecimento matemático, uma empresa pode enfrentar sérias dificuldades para administrar bem o seu patrimônio, por isso, diante dessas dificuldades, se faz necessário para a organização de uma empresa, a presença de um contador que tenha amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, da qual a empresa depende em grande parte, da exatidão dos números que ele apresenta para proporcionar a administração aplicações eficazes na área econômica da empresa.

FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

O ambiente externo é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais, etc., por isso, ele exige que as empresas ou organizações potencializem recursos para o empreendimento ser cada vez maior, e para que se alcance resultados mais eficazes, mas estes recursos estão cada vez mais dificultados por inúmeros fatores, cujas soluções são bastante complexas e o mercado de trabalho requisitando profissionais que devam atender a novos padrões de qualificação que atenda o mundo moderno.

Para podermos minimizar os impactos negativos, cabe ao gestor fazer um planejamento para se obter resultados internos e administrá-los de maneira a atingir os objetivos da empresa e simultaneamente estar atento ao ambiente externo, desenvolvendo planos estratégicos e operacionais com eficiência para atingir os objetivos acompanhando as mudanças e tendências futuras a fim de avaliar os impactos sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando o sucesso.

ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Na sociedade em que vivemos, nem todos podem ser considerados capazes, uns por não ter atingido a maioridade, outros por não possuírem a formação legalmente de capacidade civil. Vejamos:

O art.966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

Parágrafo Único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.

A sociedade empresária nasce do encontro de vontades de seus sócios. Este encontro, de acordo com o tipo societário que se pretende criar, será concretizado em um contrato social ou estatuto, em que se definirão as normas disciplinadoras da vida societária.

As sociedades em nome coletivo, em comandita simples e limitada são constituídas por contrato social. Isso terá repercussões no regime dissolutório aplicáveis a elas.

Para atingir os objetivos da contabilidade, os profissionais devem estar habilitados e vinculados a órgão de classe, que além de regulamentar a profissão é responsável pela fiscalização do exercício da profissão. Sendo assim, o profissional contábil é denominado Contabilista. O contabilista que tem formação acadêmica de ensino médio e se registrou no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), é denominado Técnico em Contabilidade. O contabilista que concluiu o ensino superior no curso de Ciências Contábeis e se registrou no CRC é denominado Contador.

Conforme Marion (1998, pag. 26), tanto o contador quanto o técnico em contabilidade podem “[...] ser responsáveis pela contabilidade das empresas, analistas de balanços, pesquisadores contábeis etc. Cabe ao contador, no entanto, algumas atividades que o técnico em contabilidade não pode assumir: auditoria, perícia contábil, e ser professor de contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com