Centro Universitário Augusto Motta
Por: 15394052735 • 29/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 166 Visualizações
- Centro Universitário Augusto Motta
- Curso Enfermagem
- Uniformes da Enfermagem da Antiguidade a atualidade.
- Andressa Silva Gomes,
- Gabriela da Rocha Rego,
- Pâmela Vitória Araújo Garcia,
- Rebeca Pereira Ferreira
- Rio de Janeiro
- (1º período / 2019)
- Introdução
Descrever os uniformes usados pelos profissionais da área da enfermagem da antiguidade até os dias de hoje. Discutir o significado das mudanças nos uniformes para linguagem da enfermeira da sociedade, a importância dos uniformes.
Foram alguns princípios de feminilidade que influenciaram a formação das enfermeiras, cujos sinais encontramos em vários detalhes dos uniformes, destacadamente na cor e nas toucas/chapéu que prendiam os cabelos. Alison Lurei (1997, p.198) propõe que “na vida secular, o branco sempre representou a pureza e a inocência”. Referindo-se aos cabelos, Michelle Perro (2007, p. 55) explica que ele
Compõe um importante capítulo na história das aparências dos sujeitos masculinos e femininos, acrescentando que “os cabelos são a mulher, a carne, a feminilidade, a tentação, a sedução, o pecado”. Vestidas de branco, as enfermeiras encarnam, no corpo, a pureza; com a eliminação do cabelo, que é preso, apagam-se quaisquer vestígios da sexualidade e um dos símbolos da feminilidade. Deste modo, os uniformes e seus complementos, criam para a enfermeira representação de uma mãe- anjo, pura e assexuada para cuidar dos homens no front de guerra.
[pic 1]
- Uniformes da enfermagem da Antiguidade a Atualidade.
[pic 2]
Uniforme das Irmãs de Caridade – início da caracterização das roupas de enfermagem e a grande participação das irmãs de caridade no cuidar deixou para todos a marca do uniforme das religiosas.
[pic 3]
Roupas da época eram o uniforme de Florence Nightingale. Surge a enfermagem moderna onde inicia novos conceitos sobre cuidados precisos de infecção, com conceitos bem definidos dados por Florence Nighthingale, que caracterizam o momento da reorganização da enfermagem. Florence participou da guerra no seu país e ficou conhecida com a “Dama da Lâmpada”.
[pic 4]
Ana Nery com roupas de sua época no Brasil. Temos a força a vontade de cuidar de uma grande mulher, Ana Nery, que com seu espírito colaborativo participa como voluntária na guerra do Paraguai e considerada a primeira enfermeira brasileira.
[pic 5]
Uniforme da Cruz Vermelha. A enfermagem participando como voluntária na Crus Vermelha no início do século XX, com sua roupa de época e com o belo destaque do vermelho no seu traje. Tal participação contribuiu para o aprofundamento da pesquisa histórica de enfermagem.
...