Chiavenato
Monografias: Chiavenato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: perukas • 8/9/2014 • 9.455 Palavras (38 Páginas) • 1.248 Visualizações
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
UNIP CAMPINAS (Cambuí e Swift) – ADMINISTRAÇÃO e CST
Como elaborar uma Análise de Mini Caso.
Como uma espécie de consultoria, a Análise de um Mini Caso deve ir direto ao ponto, analisando os pressupostos do problema apresentado e apresentando a solução solicitada.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrer ao erro de ser superficial demais. O texto resultante precisa mostrar ao leitor as principais características do caso apresentado, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Contudo, as Análises de Mini Casos tem como propósito último, apresentar uma solução seja à intenção o agente relatado, seja a uma proposta solicitada dentro do problema.
No caso das Atividades Complementares, a exigência é de uma análise, que deve seguir os seguintes passos passos:
1. Identifique o caso: caracterize o caso que você vai analisar (3 linhas);
2. Descreva o problema: Utilize 5 linhas para descrever claramente o problema apresentado, ampliando-o conforme o conhecimento proporcionado pelo seu curso;
3. Descreva a solução proposta: Aqui você descreve claramente a sua proposta de solução para a empresa, conforme solucitado no Mini Caso. É muito conveniente que você faça um embasamento teórico das suas propostas, citando os principais autores em quem você se baseia. Utilize todas as linhas destinadas a esse propósito. (24 linhas)
4. Assine e identifique-se: Agora sim. Na última linha (linha 34), você escreve seu nome e R.A. e especifica “Aluno de Administração da UNIP Campinas”
Lembre-se: O texto final deve preencher no mínimo uma e no máximo duas folhas. O modelo de formulário a ser utilizado é o especificado no anexo B.
TODOS OS MINI-CASOS APRESENTADOS ABAIXO FORAM RETIRADOS DE:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição, Editora Campus Elsevier, Rio: 2004.
1. A PROMOÇÃO DE MARCELO (1) (apg. 9)
Marcelo Gonçalves é um engenheiro bem-sucedido. Em função do seu desenvolvimento profissional, Marcelo foi promovido a Gerente do Departamento de Novos Produtos da Eletromecânica Paraíso. Está feliz da vida, mas extremamente preocupado.
Em toda a sua carreira profissional sempre trabalhou com coisas concretas: novos produtos, protótipos de produtos, especificações de materiais, limites de tolerância para controle de qualidade e afins. Está acostumado a trabalhar com medidas exatas, números, tamanhos e materiais concretos. Con tudo, nunca lidou com situações abstratas e nem com pessoas. Agora, tornou-se o responsável por uma equipe de 30 funcionários sob seu comando, entre engenheiros, técnicos, designers, projetistas e desenhistas.
Seu principal desafio passou a ser lidar com pessoas e com situações. Sua maneira lógica, matemática e quantitativa de ver o trabalho precisa ser substituída rapidamente por uma maneira mais abrangente, flexível, psicológica e humana para ser bem-sucedido na nova posição. Marcelo não tem a menor idéia sobre como gerir seu novo departamento, nem como conduzir sua equipe. Percebeu que muitos profissionais como ele - engenheiros, economistas, médicos, advogados, psicólogos etc. - quando bem-sucedidos em suas respectivas profissões tendem a ser promovidos a gerentes em suas empresas e deixam de lado as suas especialidades para assumir posições administrativas.
Por onde Marcelo deveria começar?
2. Habilidades do administrador (pag. 10)
Há dois anos, Márcia trabalha na Intertech, empresa que sempre oferece oportunidades de desenvolvi mento para os seus funcionários. Em uma reunião da diretoria, Márcia ficou sabendo de sua futura promoção para o cargo de gerente do departamento financeiro da companhia. A primeira preocupação de Márcia foi: estou realmente preparada para assumir o novo cargo? Quais as habilidades que deverei possuir para enfrentar os novos desafios da função? Como deverei ser uma administradora competente?
O profissional em Administração deve ser um grande batalhador, ainda mais em um ambiente de mudanças rápidas como o atual, e essa imagem do administrador de empresas como um lutador nem todos conhecem, pois muitos o imaginam apenas como alguém que fica sentado atrás de uma mesa, analisando gráficos em um computador e cobrando resultados dos outros. E essa imagem simplificada do administrador profissional é algo apenas surreal. A realidade é outra.
Tal profissional deve ser atento o tempo todo, pois como disse, as mudanças são muito rápidas, o que exige uma postura flexível do administrador para este estar sempre a par das inovações. Porém, o mesmo deve ter a mente sempre focada num objetivo, pois a própria organização vai exigir isso dele. Como objetivos exigidos, pode-se citar a alta produtividade e bons lucros. Essa ambiguidade (estar atento às mudança e, ao memo tempo, manter o foco), faz com que o administrador de uma empresa tenha o dever de olhar sempre para dois lados ao mesmo tempo:
• uma visão para o ambiente externo da organização: pois assim sempre poderá estar atento às inovações.
• outra visão para o ambiente interno da organização: para poder sempre mantê-la no foco, na direção dos objetivos.
Para um boa gestão empresarial, é importantíssimo que se fique atento a tudo isso, olhando tanto para fora, quanto para dentro da organização.
É inconcebível que um profissional que se ache preparado para administrar uma empresa não tenha olhos para o que está ocorrendo ao seu redor, no mundo em que ele vive. Os produtos mudam, os mercados mudam, a economia muda, a política muda, o modo de pensar, os costumes e preferências das pessoas mudam, a legislação muda, a tecnologia muda. E tudo isso é importante de ser levado em conta na hora de se administrar um negócio. Se você não está de olho em tudo isso, pode ter certeza que seu concorrente está! E quando menos se espera, o concorrente passa aquela rasteira fatal. Motivo este, de que é importantíssimo estar-se a par das inovações e novas práticas que surgem a todo instante na sociedade globalizada.
...