Chiavenato
Tese: Chiavenato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dymon • 18/11/2014 • Tese • 449 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Chiavenato diz
:
“
Reengenharia Representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma total ou parcial daempresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer umdesenho organizacional totalmente novo e diferente.
” Por isso, alguns autores chamam de principio da folha em
branco. Nada será alterado, o todo será apagado e feito um completamente diferente. A reengenharia tem comoalicerce 4 palavras-chave: Fundamental, Radical, Drástica e Processos.A ques
tão fala da reengenharia de processos, vamos ao que o Chiavenato fala a respeito: “
A reengenharia de processos direciona as características organizacionais para os processos. Suas conseqüências para a organização são:
1. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes.
(…)
2. A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. É oenxugamento (downsizing) da organização para transformá-la de centralizadora e rígida em flexível, maleável edescentralizadora.
3. A atividade também muda: as tarefas simples, repetitivas, rotineiras, fragmentadas e especializadas, com ênfaseno isolamento individual passam a basear-se em equipes com trabalhos multidimensionais e com ênfase naresponsabilidade grupal, solidária e coletiva.
4. Os papéis das pessoas deixam de ser moldados por regras e regulamentos internos para a plena autonomia,liberdade e responsabilidade.
5. A preparação e o desenvolvimento das pessoas deixa de ser feito por meio do treinamento específico, com ênfasena posição e no cargo ocupado, para se constituir em uma educação integral e com ênfase na formação da pessoa enas suas habilidades pessoais.
6. As medidas de avaliação do desempenho humano deixam de se concentrar na atividade passada e passam a avaliar os resultados alcançados, a contribuição efetiva e o valor criado à organização e ao cliente.
7. Os valores sociais, antes protetores e visando à subordinação das pessoas às suas chefias, agora passam a ser produtivos e visando à orientação das pessoas para o cliente, seja ele interno ou externo.
8. Os gerentes
–
antes controladores de resultados e distantes das operações cotidianas
–
tornam-se líderes eimpulsionadores ficando mais próximos das operações e das pessoas.
9. Os gerentes deixam de ser supervisores dotados de habilidades técnicas e se tornam orientadores e educadoresdotados de habilidades interpessoais.
...