TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo da Infancia até a Adolecência

Por:   •  25/3/2019  •  Artigo  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 14

CRESCIMENTO FÍSICO E DESENVOLVIMENTO

PSICOMOTOR ATE 2 ANOS

Trata-se do processo de crescimento do ser humano e de seu celebro. Analisa o desenvolvimento pré-natal e pôs nascimento. E estuda o desenvolvimento Psicomotor ao longo dos dois primeiros anos de vida.

Controle do processo de crescimento:

fatores endógenos e exógenos

Nossos genes possuem toda informação necessária para o desenvolvimento da estrutura corporal e o tempo de sua execução, porem, o controle dessas informações esta relacionado diretamente a processos hormonais e neurológicos.

Os desvios nas curvas de crescimento e sua recuperação dependem da etapa do desenvolvimento humano em que os danos são causados. Quanto mais cedo ocorrem, e quanto mais difícil será a eficácia dos processos de recuperação. Isso acontece, pois na vida intrauterina e nos primeiros anos de vida, o crescimento humano é mais acelerado do que posteriormente.

A curva do crescimento

As curvas de crescimento servem para comprovar o processo continuo e progressivo que é o crescimento, sendo importante que a curva de cada criança seja coerente e sem grandes mudanças ao longo do tempo. As curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento humano. São usadas na fase infantil do desenvolvimento humano, sendo elaboradas a partir de indivíduos considerados normais.

As curvas do crescimento também servem para que possamos entender melhor o que se chama de dimorfismo sexual. Expressão aplicada ao fato de que as curvas de crescimento de meninos e meninas são diferentes. Encontramos diferenças dentro do mesmo sexo, sendo essas maiores e mais significativas do que diferenças entre sexos opostos. Significando que, o que determina que um individuo seja gordo ou magro não é o sexo que se encontra, mas sim o percentual em que se esta a curva de crescimento.

Crescimento do cérebro

A parte mais desenvolvida no cérebro humano é o córtex cerebral, sendo uma parte de grande importância. A partir disso no desenvolvimento fetal quando o cérebro se desenvolve mais rápido ele tem uma taxa de aumento de peso maior. O cérebro é o suporte para todas as atividades psíquicas.

No desenvolvimento cerebral fetal ocorre uma produção de 250 mil neurônios por minuto. Muitos neurônios e sinapses são perdidos com o tempo devido à falta de estimulação necessária. Mesmo com a estimulação correta, uma porcentagem da perda neural é inevitável, pois no nascimento tem cerca de 150 por cento a mais de neurônios que na vida adulta. O cérebro humano possui certa plasticidade, que justifica a não especialização dos neurônios desde o nascimento. Essa especialização vai ocorrendo conforme cada parte neural vai sendo estimulada. Pode-se concluir que quanto mais estimulado e ativo for o cérebro, mais funcional essa estrutura complexa ficará.

                                 Desenvolvimento pré-natal

A vida pré-natal é dividida em duas partes, a primeira é a etapa embrionária ( inicia após a fecundação e dura alguns meses ) e a etapa fetal ( no final da qual ocorre o nascimento ).

É na etapa embrionária que ocorre a formação das bases do organismo humano, isto é, a diferenciação de tecidos e órgãos e a migração celular, além de sua especialização. Já na etapa fetal, que se inicia cerca de oito semanas após a fecundação, o zigoto pode ser reconhecidamente humano, sendo possível diferenciar os olhos, as orelhas, as mãos e os dedos. As estruturas internas estão formadas e o cérebro também está ativo e sensível a estímulos táteis, auditivos e gustativos. Durante o desenvolvimento pré-natal, os acompanhamentos medicam, diagnósticos precoces e estimulações corretas são essenciais para que nenhum dano significativo afete o bebe, e que este tenha um funcionamento psicológico correto.

O Nascimento e o recém-nascido

O que se estuda de mais comum são inóxias neonatal, obstruções nas vias respiratórias e o cordão umbilical enrolado no pescoço do bebe podem ser a causa desta dificuldade de respirar com os órgãos desse sistema. Para se avaliar o estado do recém-nascido, a escala mais usada é o teste de apagar. Sendo que este avalia os reflexos neonatais.  

Desenvolvimento cognitivo durante os dois primeiros anos

A descrição sensório-motora piagetiana prevaleceu até a década de 60, quando percebeu-se, por meio de observações, que as crianças são muito mais inteligentes do que Piaget pensava ele foi a primeira pessoa a fazer um estudo mais elaborado e descritivo sobre o desenvolvimento da inteligência dos bebes.

Subestágios cognitivos 1,2,3

Na descrição de Piaget, o bebe começa seu caminho com poucos reflexos inatos, ou seja, que já nascem com ele, e uma vontade também inata de se adaptar, equilibrar interagir com o meio.

Subestágio 2 ( 1 a 4 anos ) a atividade do bebe gira em torno do seu próprio corpo não é demonstrado interesse ou capacidade para interagir com os objetos em volta há um egocentrismo inicial.

Subestágio 3 ( 4 á 8 meses ) ocorre uma extroversão cognitiva e a superação do egocentrismo inicial : caso esteja em seu repertório comportamental, o bebe passa a imitar os movimentos dos adultos abrir e fechar a boca produzir sons e etc.

Subestágio cognitivo 4 e 5 ( 4 á 8 meses ) as habilidades adquiridas no anterior vão se multiplicar e se combinar para construir condutas cada vez mais complexas.

Subestágio cognitivo 5 ( 12 á 18 meses ) será precisamente essa modalidade dos esquemas que será aperfeiçoada, a serviço de conseguir equilíbrio cada vez mais complexos com o ambiente.

Subestágio cognitivo 6 ( 18 á 24 meses ) o bebe é situado na fronteira entre seu passado sensório-motor e seu futuro simbólico. Ele recebe um objeto escondido em uma caixa, ele agita, sabe que há um objeto guardado, imagina a ação de abrir, e então a realiza, tirando o objeto da caixa.

O inicio da comunicação da representação e da linguagem

A comunicação e a representação são duas capacidades intimamente relacionadas no ser humano.

Suas referencias;

Piaget e Vygotsky.

- Para Piaget, a linguagem entendida como representação, aparece, junto com outras condutas, como tradução ou expressão da função simbólica. Eles acreditam que no final do estagio sensório-motores as crianças, por meio da coordenação e da diferenciação dos esquemas sensório-motores, com construir a capacidade de representar objetos, acontecimentos pessoas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (122.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com