Cidadão Consumidor" E "cidadão Pobre
Trabalho Escolar: Cidadão Consumidor" E "cidadão Pobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ssaa • 19/11/2013 • 444 Palavras (2 Páginas) • 953 Visualizações
Centro Universitário de Volta Redonda
Curso de Serviço Social
Disciplina: Política Social IV – Previdência Social
Profa Karin Escobar
Exercícios de Fixação de Conteúdo
1- Caracterize o mercado de trabalho no Brasil no período compreendido entre o II pós- guerra e os anos de 1970. O que acontece no período pós anos de 1980?
2- Conforme os argumentos do autor Evilásio Salvador explique os impactos que a reforma da previdência processou no mercado de trabalho.
R- Essa reforma não se caracterzia apenas pela redução do valor maximo dos beneficios, mais também por induzir uma maior permanencia dos trabalhadores no mercado de trabalho.
3- A previdência nasce e fundamenta-se numa concepção de seguro social. Entretanto, integra o sistema de seguridade social preconizado pela Constituição Federal de 1988. Estabeleça a diferença entre seguro social e seguridade social e aponte qual destas modalidades mais se aproxima da concepção de Previdência Social na Atualidade.
4- A autora Ana Elizabeth Mota afirma que a política de previdência social e assistência social, passaram a se constituir uma unidade contraditória onde a negação de um sistema único de previdência social pública é, ao mesmo tempo, a base para afirmação de um sistema único de assistência social. Explique a afirmativa.
5- Explique o que a autora Mota quer dizer sobre “Cidadão consumidor” e “cidadão pobre”
6- As três áreas que compõem o tripé da seguridade social funcionam isoladamente e até mesmo de maneira concorrente. Conforme a leitura dos textos e discussões de sala de aula qual o papel da Previdência Social, Assistência Social e da Saúde na contemporaneidade.
7- Explique o que significou a criação do Sitema Nacional de Previdência Social para o Serviço Social na Previdência.
8- Aponte as dificuldades encontradas pela categoria profissional para reafirmar seu espaço sócio-ocupacional na política de previdencia social.
9- Aborde as estratégias e respostas profissionais que foram construídas pelos assistente socias na previdência social.
10- Conforme o texto das autoras Neves e Silva quais as competências do assistente social na política de previdência.
Referências Bibliográficas
SALVADOR, Evilásio. Implicações da reforma da previdência sobre o mercado de trabalho. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, v 81, p. 7-39, 2005
MOTA, A.E. “Seguridade Social no cenário brasileiro” palestra realizada na mesa redonda: Seguridade Social no cenário brasileiro durante o XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social. Fortaleza, 17 a 22 de outubro de 2004. Publicado na Revista Agora nº 1 (on line) www.assistente social.com.br.
BARBOSA, T. M.N. A previdência social no conceito de seguridade social: a reforma do estado e seus
...