Ciencias Politicas
Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Politicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: benjamim21 • 7/11/2013 • 516 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
1- O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
R- É o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo. As organizações humanas que tentam assegurar a segurança, justiça e direitos civis.
2- APRESENTE ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA SEGUNDO ARISTÓTELES.
R- Segundo Aristóteles, o Estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no Estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
3- QUEM FOI O CRIADOR DA CIÊNCIA POLÍTICA?
R- Maquiavel. Ele apareceu a sociedade política em O Príncipe, escrito em 1513. Ele acreditava no poder do povo e dizia que era sua arma, bem como sua contínua renovação, devem ser sempre preservadas dentro de uma constituição aberta e que promova a convergência de todos os segmentos da sociedade rumo aos fins do Estado.
4- QUAL A IMPORTÂNCIA DE MAQUIAVEL PARA A CIÊNCIA POLÍTICA?
R- Ele adentrou em temas nunca antes expostos na literatura, em relação a formação e as ações do agente público. Maquiavel foi ousado em dizer a maneira como deve comportar-se o homem público para manter-se no poder. Ele apresenta à realidade o governante para se manter no poder. O poder gera conflitos. Para governar é necessário astúcia e estratégias.
5- DISSERTE SOBRE ALGUNS ELEMENTOS DA OBRA “O PRÍNCIPE”.
R- Virtus e Fortuna: Esses são dois conceitos, a partir deles começa-se a pensara política de forma política. Virtus significa força, qualidade de lutador do guerreiro.
Fortuna representa o acaso (ocasião, oportunidade). Esses dois conceitos devem ser usados junto para se obter sua eficácia e assim obter seus resultados.
6- A CONDUTA DO PRÍNCIPE EM RELAÇÃO A: POVO, EXÉRCITO E AMOR E TEMOR.
R- O povo é preciso ser considerado clemente e não cruel. Deve saber usar a clemência para manter o povo unido e leal.
Exército, deve manter a fama de cruel, ou caso contrário, o monarca não conseguirá comandar com êxito.
Amor e temor vem de acordo com cada homem, mas o temor lhes é imposto, deve fazer o uso do que lhe tem nas mãos, e não no que depende da vontade alheia.
7- DISSERTE SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO ESTADO E A SOCIEDADE SEGUNDO ARISTÓTELES E SÃO TOMAZ DE AQUINO.
R- Aristóteles, constitui a expressão mais feliz da comunidade em seu vínculo com a natureza, segundo o mesmo é impossível conceber a mão sem o corpo é impossível conceber o indivíduo sem estado. Ele fala que o homem tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade. O homem que não necessita viver em sociedade, ou é Deus ou é uma Besta.
São Tomaz de Aquino, enfatizou que o homem pode aproximar-se do direito natural através de seu estado independente, com base na perfeição
...