Ciência E Pesquisa
Ensaios: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PequenoMestre • 27/9/2013 • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 401 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Segurança Pública
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)
Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 20 fev. 2013.
R:
Analisando a figura podemos identificar que o objeto de estudo nesse caso se trata da superlotação do sistema carcerário brasileiro. O conhecimento sobre o assunto pode ser obtido de duas maneiras, primeiramente de forma direta sobre a realidade, sem que haja a necessidade da mediação de outra pessoa ou de outro meio, sendo que o conhecimento é extraído diretamente da realidade, de forma que o sujeito pode estar envolvido com o objeto, no caso apresentado o sujeito poderia ser um detento ou alguém que apenas possui contato com o sistema carcerário, operando “com” e “sobre” a realidade. O conhecimento ainda pode ser obtido de forma indireta, quando o sujeito não está incutido no meio do objeto, portanto não existe um relacionamento entre os dois, sendo necessário então que a informação seja é obtida por intermédio de um conhecimento já existente produzido por outra pessoa ou através de outros métodos de pesquisas.
Questão 2:
A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.
Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.
Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.
Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)
SENSO COMUM FILOSOFIA
CARÁTER ACRÍTICO CARÁTER CRÍTICO
SENSO COMUM CIÊNCIA
CARÁTER SUBJETIVO CARÁTER OBJETIVO
R:
Enquanto as fontes do conhecimento do Senso Comum são a intuição e a tradição, surgindo do “viver e aprender” da experiência de vida, dispensando o uso da razão e sendo elaborado de forma espontânea. A Filosofia ao contrário é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta, construindo uma forma especulativa de ver o mundo.
Enquanto no Senso Comum o conhecimento é subjetivo e inseguro o qual impossibilita a realização de experimentos controlados e as verdades apresentam certa durabilidade e estabilidade. Na ciência o conhecimento é objetivo, sendo verificado pela demonstração ou pela experimentação, fornecendo explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
Questão 3:
O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)
Recorte 1
A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada é usada como critério de veracidade. A matematização da experiência vai apontar a diferença entre o experimento e a simples observação característica da Física Aristotélica. Tudo isso deixa claro, então, a ruptura conceitual e metodológica da Ciência Galileana frente à Física Aristotélica. Ruptura conceitual, uma vez que houve, após dois milênios, uma mudança indiscutível nos conceitos acerca do movimento, com os conceitos aristotélicos sendo substituídos pelos conceitos galileanos do movimento, cujo principal
...