Ciência E Pesquisa
Artigo: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carinrocha • 20/10/2013 • 826 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)
Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.
RESPOSTA:
O objeto de estudo da figura acima é o problema do sistema carcerário brasileiro que se encontram em sua maioria superlotados, com indivíduos de classes socialmente excluidas, em ambientes sem a menor eficácia de ressocialização.
As duas formas de apropriar-se desse conhecimento são:
Apropriação direta da realidade: esse método consiste do esforço que o sujeito do conhecimento faz para obter o entendimento adequado da mesma. Para tanto ele deverá assumir uma posição crítica durante todo o processo. Para a produção do conhecimento da realidade, a primeira posição a ser assumida pelo sujeito é uma crítica dos próprios fenômenos da realidade a ser investigada. Em princípio, importa que o investigador tenha claro que a realidade não se dá a conhecer imediata e facilmente. Ela tem subterfúgios e manifesta suas aparências mas não sua essência.
Conhecimento indireto da realidade: é o meio pelo qual o investigador expõe os conceitos que conseguiu formular sobre a realidade investigada. Ou seja o pesquisador expõe a expressão pensada da realidade. Todavia, exposição é também o meio pelo qual podemos nos apropriar, através de uma simulação ativa, dos conhecimentos expostos. Os pesquisadores desenvolveram suas investigações, formularam suas explicações da realidade e as expuseram seja através da fala, seja através da escrita. Nós assimilamos o conteúdo dessas exposiçoes, na perspectiva de entendermos a realidade. É isso que denominamos conhecimento indireto da realidade, devido ao fato de adquirirmos um entendimento do real através do entendimento exposto pelo pesquisador. E, portanto, uma via indireta de enfrentar a realidade do ponto de vista cognitivo.
Questão 2:
A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.
Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.
Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente,
...