Ciência E Pesquisa
Ensaios: Ciência E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivovazg • 22/9/2013 • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 335 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Ciências Contábeis / Virtual
Professor: Joel Irineu Lohn
Nome do aluno:
Data: 20/09/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Esquema 1 – Relação sujeito-objeto
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.
Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)
Foto 1 – superlotação carcerária
Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.
RESPOSTA:
O objeto de estudo é o da superlotação carcerária. Há duas formas de apropriar-se desse conhecimento:
Forma direta: Seria muito bem representada pelo próprio preso inserido nesse sistema carcerário, que viveria a realidade de prisões superlotadas. Esse conhecimento seria adquirido sem a intervenção de outras pessoas ou meios, ou seja, seria a capacidade cognitiva do preso com o lugar em que ele se encontra.
Forma indireta: Pode ser representado por uma pessoa qualquer, que nunca tenha passado pelo sistema carcerário e queira adquirir mais conhecimento sobre o tema. Nesse caso ela teria que recorrer a meios externos, ou seja, pesquisar na internet, em alguma reportagem de jornais ou revistas, ou até mesmo conversar com alguém que já tenha sido preso. Na forma indireta o conhecimento é adquirido por meio de um intermediador.
Questão 2:
A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.
Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.
Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.
Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)
SENSO COMUM FILOSOFIA
Ametódico
Metódico
RESPOSTA:
No senso comum não há uma análise a fundo do objeto, mas sim espontaneidade e instinto nas ações que dizem respeito aos limites do indivíduo. Provém de experiências passadas de geração para geração, ou vividos no dia-a-dia, por isso não se pode explicar de forma confiável um determinado assunto.
Em contrapartida, o conhecimento filosófico é metódico e fundamentado no uso da razão para refletir e explicar de forma clara e ordenada certos fenômenos.
SENSO COMUM CIÊNCIA
Sensitivo
Insensível
RESPOSTA:
O senso comum é sensitivo, pois se prende ao que os fatos mostram e não ao que eles realmente representam, usando para isso os sentidos. Já a ciência é insensível porque é um conhecimento sistematizado, que tem sua veracidade controlada e colocada à prova, não dispõe de emoções e faz uso de métodos rigorosos de investigação para explicar determinados fenômenos.
Questão 3:
O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)
Recorte 1
A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada é usada como critério de veracidade. A matematização da experiência vai apontar a diferença entre o experimento e a simples observação característica da Física Aristotélica. Tudo isso deixa claro, então, a ruptura conceitual e metodológica
...