Ciências Contábeis
Pesquisas Acadêmicas: Ciências Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JULIANA8891 • 20/4/2014 • 7.487 Palavras (30 Páginas) • 305 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Desde os primeiros estudos realizados por Luca Paccioli a contabilidade foi usada para auxiliar os gestores no controle das organizações, seja para saber o custo real dos produtos ou simplesmente para saber o patrimônio da organização. Quando dizemos “simplesmente” não estamos querendo dizer que é tão fácil assim, mas dando ênfase ao que o contador comumente fazia.
Sabe-se que a finalidades fundamentais da contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas nos exercícios de suas funções. Portanto a contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica. Diante de tanta complexidade, a contabilidade se divide em algumas áreas de atuação, onde o contador pode escolher se especializar em uma delas, onde será necessário profundo conhecimento do mesmo.
De acordo com o objetivo do semestre foi desenvolvido o trabalho sobre as áreas de atuação da contabilidade onde será ressaltando os seguintes tópicos: Ciências atuariais: o que é atuária, estuda o que e objetiva o que e para quem a atuária presta serviços?; O profissional atuário: quais as principais características do profissional atuário; controladoria; planejamento tributário: impostos cumulativos e não cumulativos; Elisão Fiscal e Evasão Fiscal; Auditoria interna e externa; e para finalizar foi pesquisado sobre A Importância do controles internos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.1 Objetivo de Estudo das Ciências Atuariais
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das conseqüências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo nao-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
2.1.2 As Principais características do profissional atuário.
As principais características do profissional atuário se resume em ter o conhecimento e domínio das metodologias e técnicas matemáticas e estatísticas, ter formação acadêmica em ciências atuariais, ter domínio de conceitos de economia, administração, direito, contabilidade, matemática, finanças e estatísticas, para agir no mercado econômico na promoção de pesquisas e estabelecimentos de planos principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada e sendo capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais no mundo, ter capacidade de percepção ambiental, agilidade, comunicabilidade entre os outros são adjetivos mais do que esperados nesse tipo de profissional. É preciso também ter visão estratégica de negócio.
De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.
3. A Importância e função da controladoria dentro da empresa.
É uma forma de auxiliar os gestores das empresas no processo de planejamento e controle orçamentário, além de ajudar na organização dos planos financeiros, estratégicos e organizacionais.
A controladoria se apóia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.
Uma das principais vantagens do processo de controladoria é oferecer segurança e clareza nas informações financeiras e auxiliar as tomadas de decisões da empresa.
As análises e estudos da controladoria seguem alguns passos:
O primeiro passo é estipular os parâmetros ou padrões de controle, que são definidos como as referências em relação às quais a performance da organização será comparada. Esses parâmetros se dividem em: Forma (Unitários, Intervalares) e Origem (Interno e Externo). Definidos esses padrões de controle, é feito um planejamento e um controle do orçamento para colocar em prática as projeções em diferentes cenários e situações das questões econômicas, organizacionais e financeiras. Com os resultados projetados, é feito um comparativo com os padrões de controle previamente estabelecidos. Essa etapa visa identificar a existência de alguma diferença, chamada de desvio entre os padrões e o controle.
Com os desvios identificados, a controladoria deverá elaborar uma análise da relevância, ou seja, se esses desvios podem comprometer os objetivos da organização.
Analisada a relevância, de baixa ou alta importância, são elaboradas soluções para os problemas, que mais tarde serão repassadas aos gestores.
O profissional responsável por esse processo é chamado de controller ou controlador. Tal área é considerado um órgão de staff, ou seja de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização. É ele que irá gerar as informações que serão passadas para os gestores, o que permite aos administradores compreenderem melhor seus processos e tornar possível um feedback mais detalhado.
Além de apontar os problemas, a controladoria também possui o papel de sugerir soluções baseadas em todo o estudo que foi feito na empresa. Com as informações em mãos, os administradores
...