Ciências Contábeis
Ensaios: Ciências Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ionecacau • 17/9/2013 • 5.805 Palavras (24 Páginas) • 350 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 - ROTINAS TRABALHISTAS 4
2.1 Os tipos de Aviso Prévio: 4
2.2 Prazos para pagamento: 4
2.3 Proventos e Descontos..........................................................................................5
2.4 FGTS narescisão............................................:......................................................5
2.5 Cominicação de Dispensa - CD e Requerimento do Seguro Desmprego...................................................................................................................5
2.6 Carta de preposição para pessoa que for fazer homologação no sindicato ou documento de presentação.................................:........................................................5
2.2 Prazos para pagamento.........................................................................................5
3 - AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO.....................................................6
4 - ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL.............................................................8
5 - PROCESSO CONTÁBIL.........................................................................................9
6 - AMBIENTE EMPRESARIAL................................................................................20
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................22
8 - REFERÊNCIAS.....................................................................................................22
1 INTRODUÇÃO
O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido no sentido de fornecer a informação estruturada, de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos. A entidade objeto da contabilidade promove aos seus usuários as informações úteis para a tomada de decisão, de forma a preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho e procurando com isso a familiarização do aluno com a profissionalização. O seguinte trabalho tem por objetivo de demonstrar as rotinas trabalhistas no departamento de contabilidade, identificando os documentos necessários para a demissão de funcionários, discorrendo os oito passos para efetuar uma demissão, artigo publicado na revista Pequeno empresas e grandes negócios. Ainda no contexto de rotinas trabalhistas, serão expostas as tensões no ambiente de trabalho, pesquisas referentes a análises mercadológicas regionais, o processo contábil e ambiente empresarial.
1. ROTINAS TRABALHISTAS
Rotina trabalhista trata da prática trabalhista em si, descreve, discutem, calcula, intere e compara o conjunto de rotinas que seguidas pelos profissionais de recursos humanos desde o processo de seleção de um novo funcionário, passando pelas exigências formais e legais da admissão, pelos cálculos dos proventos e descontos, até a demissão do funcionário, encerrando a relação ao emprego e suas implicações. A função de dispensar um funcionário não é nem um tanto agradável, porém quando se trata de profissionalismo, o mundo da pena e amor não podem se apegar ao extremo. É ai que o empreendedor deve seguir corretamente as regras e os prazos de demissão ao empregado, pois caso não siga corretamente as regras, pode trazer problemas a área trabalhista.
Um dos direitos do empregado é o aviso prévio. O aviso prévio é uma arte do contrato de trabalho, um prazo para que o empregado consiga um novo serviço, ou para que o empregador preencha a lacuna deixada pela ausência do empregado que não mais deseja trabalhar em seu negócio. O aviso prévio pode ser de dois tipos: trabalhado e indenizado. O aviso trabalhado é quando o empregado continua exercendo suas funções normalmente, até que o prazo se extinga e ele sai da empresa. O aviso indenizado é quando a parte que recebeu o aviso tem direito a uma indenização referente a um salário do empregado e não cumpre o período de trabalho estipulado pela lei. O prazo do Aviso Prévio trabalhado estabelecido pela Constituição é de no mínimo 30 dias corridos. Esses dias são contados a partir do dia seguinte ao comunicado. Quando o aviso é dado pelo empregador, o empregado tem direito a uma folga de 7 dias, ou de 2 horas diárias continuas em sua jornada de trabalho. Não há de se comentar em relação ao prazo do Aviso Prévio Indenizado, uma vez que a relação de emprego se encerra no momento do comunicado de uma das partes, sendo ela obrigada a indenizar a outra.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, instituído pela Lei 5.107/1966, é regido pela Lei 8.036/1990 e alterações posteriores. Todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluída na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT (comissões, gorjetas, gratificações, etc.) e a gratificação de Natal a que se refere a Lei 4.090/1962, com as modificações da Lei 4.749/1965.
A Lei Complementar 110/2001 instituiu adicional de contribuições ao FGTS de:
• 10% sobre o saldo de FGTS, na despedida sem justa causa;
• 0,5% sobre as remunerações mensais.
Tais contribuições foram regulamentadas pelo Decreto 3.914/2001.
Após um comunicado de dispensa o empregado tem direito ao seguro desemprego. O seguro desemprego é concedido ao trabalhador que:
• Tiver sido demitido sem justa causa;
• Estiver desempregado;
• Tiver recebido salário nos últimos 6 meses;
• Tiver trabalhado pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;
• Não possuir renda própria para o seu
...