Ciências Contábeis Geoplitica Financeira
Por: jojozadra • 6/3/2017 • Resenha • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 262 Visualizações
Resenha
Nome: Jozane Nogueira Zadra
Curso: Ciências Contábeis Período: 4
Geopolítica
É uma área da geografia, que usando as informações geográficas interpreta os fatos atuais e do desenvolvimento politico dos países. Visa compreender e explicar conflitos internacionais e questões politicas do mundo atual. Os temas estudados por ela (geopolítica) são: globalização, conflito árabe – israelense, influencia dos Estados Unidos, nova ordem mundial, recursos energéticos no mundo, países emergentes, fronteiras econômicas mundiais e blocos econômicos.
Geografia politica e geopolítica são diferentes, Inter – relacionadas se sobrepõe, mas não se identificam. A geografia politica é um estudo das relações entre espaço e poder, assim se entende nos dias de hoje.
O rotulo geografia politica não foi criado por Ratzel, ele redefiniu o conteúdo, mostrando que o estudo da geografia politica só vai se preocupar com o meio ambiente, características naturais do território (Localização, formato, proximidade do mar) desde que isso tenha relação com a vida politica. Resumindo esse geografo alemão não foi o primeiro a escrever sobre o assunto- a questão do espaço geográfico na politica.
A analise da dimensão geográfica ou espacial de politica é bastante antiga. Podemos encontra-la em Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, Idade Media ou da época Moderna.
A palavra geopolítica não é uma contração de geografia politica e sim algo que diz respeito a disputas de poder no espaço mundial e que como a noção de poder já o diz, não é exclusivo da geografia. (Poder – Denominação via Estado, assimetria que podem ser culturais sexuais, econômicas, repressivas, militares...).
O general Golbery do Couto e Silva, e outros militares no Brasil, definem geopolítica, como uma nova ciência, com uma abordagem diferente da geografia: seria “mais dinâmica” e voltada principalmente para a ação.
Geografia Politica e Geopolítica
Origens e fundamentos da geopolítica. Seres sociais que se agrupam objetivando a satisfação de suas necessidades naturais e psicológicas, onde surge a figura permanente; o poder.
Poder nacional é a capacidade dos homens e meios que constituem a nação, de conformidade com a vontade nacional, alcançando os objetivos nacionais.
O Poder Nacional – UNO- é representado por suas cinco expressões:
- Expressão Politica;
- Expressão Econômica;
- Expressão Psicossocial;
- Expressão Militar;
- Expressão Cientifica e tecnológica.
Politica – é a arte de organizar e governar um Estado e de dirigir suas ações internas e externas em busca do bem comum.
Expressão Politica é analise dos seus fundamentos, fatores e órgãos, onde destacamos o povo o território e as instituições politicas são três as expressões mais dinâmica do Poder Nacional que vem a ser representadas pela figura esquemática a seguir:
[pic 1]
Estratégia e geoestratégia é aplica o poder, para a conquista e manutenção dos objetivos fixados pela politica, em decorrência das condições geográficas.
[pic 2]
O território era o grande símbolo do poder, assim sendo essas leis e postulados justificaram as ações belicosas de vários governantes.
Das Teorias Geopolíticas Clássicas
Teoria do Poder Marítimo Segundo a teoria do Almirante Alfred Thayer Mahan
A terra é quase sempre um obstáculo, o mar quase todo na planície aberta, uma nação capaz de controlar essa planície por meio do poderio naval e que consiga manter uma grande marinha mercante, pode explorar as riquezas do mundo.
Teoria do Poder Terrestre Diz o Professor e geógrafo Sir Halford J. Mackinder
Este observou que 75% das terras do globo eram Europa, Ásia e África com cerca de 90% da população denominando esse conjunto “Ilha do Mundo”. Quem denominasse o centro oriental essa área foi denominada “Terra Central” ou “Terra Coração” área pivô da Historia que a controlasse dominaria a “Ilha do Mundo”, controlaria o mundo.
Com grande mobilidade teria o poder terrestre as extremidades costeira – região de crescente interno marginal e o do ocidente, com o potencial do poder unitário estar assegurado o domínio do mundo.
Teoria das Pan-Regiões General, professor e geógrafo Karl E. N. Haushofer
Haushofer chegou à conclusão de que a posição da Alemanha no centro da Europa era geoestrategicamente vulnerável, por se encontrar cercada de Estados dinâmicos tanto a leste quanto a oeste.
Criou a tese das Pan- Regiões conjugação dos espaços vitais na direção dos meridianos, em eixos norte – sul.
Eixo A Pan-América formada pelo Continente Americano mais a Groelândia, sob a liderança dos Estados Unidos;
Eixo B Euráfrica composta por Europa Ocidental, África e Península Arábica, sob a liderança da Alemanha, podendo ser auxiliada pela Inglaterra;
Eixo C Pan-Rússia formada pela URSS, subtraindo a Sibéria, mas compensando com a anexação da Índia, com uma saída para o “mar quente”,
o Índico, sonho desde os tempos de Pedro, o Grande;
Eixo D Pan-Ásia abrangendo a parte oriental da Ásia, a Austrália e os demais arquipélagos e ilhas da área. Os japoneses optaram por chamá-la de “Zona de Co-Prosperidade Asiática”.
Teoria do Desafio e Resposta Sociólogo E Historiador Arnold Toynbee
Ele afirma que o destino dos povos esta nas mãos das elites. Em seu estudo, conclui que a facilidade é inimiga da civilização.
...