Coloracao De Chamas
Casos: Coloracao De Chamas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samarahanna • 18/7/2014 • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 864 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
ESTER CUBAS DOS SANTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA ORGÂNICA
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina de Química Orgânica, no curso Técnico em Biotecnologia à professora Bruna Gazzoni.
LONDRINA
2014
Teste da coloração de chama
INTRODUÇÃO
O teste da coloração de chama é um procedimento utilizado em Quimica para detectar a presença de alguns íons metálicos , baseado no espectro de emissão caracteristico para cada elemento.Quando uma certa uma energia é fornecida a um elemento químico (no caso a chama, energia em forma de calor) , alguns elétrons da última camada de valência absorvem essa energia passando para um nível de energia mais elevado , produzindo o que chamamos de extado excitado. Quando um desses elétrons excitados volta ao estado fundamental , ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação . Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda caracterisco ,pois a quantidade de energia necessária para excitar um eletron é única para cada elemento. A radiação liberada possui comprimento de onda visível ao olho humano através de cores, sendo assim possível identificar a presença de certos elementos devido a cor característica que eles emitem quando aquecidos m uma chama.
OBJETIVOS
Diferenciar alguns elementos químicos por meio da cor da chama em um bico de Bunsen.
I- MATERIAIS
A) Clips
B) Algodão
C) Água
D) Bico de Bunsen
E) Sais
II-PROCEDIMENTOS
1) Enrole um pedaço de algodão em uma das extremidades do espeto feito com o clips.
2) Umideça o algodão com água .
3) Passe o algodão umedecido no sal.
4) Levar o espeto na chama do bico de Bunsen.
5) Observar a cor adquirida pela chama e notar na tabela a seguir.
6) Repetir as etapas de 1 a 6 para os demais sais.
III RESULTADOSNome do sal Forma Molecular Coloração Apresentada
Cloreto de Sódio NaCl Amarelo forte
Cloreto de Potássio KCl Lilás
Cloreto de Strôncio SrCl2 Vermelha
Sulfato de Cobre CuSO4 Verde
Sulfato Ferroso FeSO4 Amarelo claro
Cloreto de Bário BaCl2 Verde claro
IV DISCUSSÃO
(UEL 2010-adaptado) A observação da cloração da chama em um bico de Bunsen é uma técnica analítica na qual, as amostras que contém vários cátions metálicos , como potássio ,bário, sodio e estrôncio ,são inseridas na chama. Os elementos , ao receberem energia da chama , geram espécies excitadas que , ao retornarem para o estado fundamental , liberam parte da energia recebida na forma de radiação e a chama adquire uma cor que caracteriza o cátion metálico. Assinale a alternativa correta que contem a correspondência : cátion e cor.
d) Sodio –amarela, potássio –lilás, estrôncio –vermelha, bário- verde
Essa emissão de luz ocorre quando a chama fornece energia suficiente para a excitação de elétrons fazendo com que estes saltem de sua camada de valência , para outra onde sua energia seja permitida , e ao retornar ao seu estado fundamental os elétrons liberam energia absorvida por meio de luz . Cada elemento produz seu próprio espectro de linhas (comprimento de ondas) o que possibilita a identificação de seus compostos através do teste realizado. Nesse teste também se constata a teoria de Bohr, que propõe que um átomo só pode perder energia em certas quantidades , discretas e definidas , surgindo então a explicação do nível eletrônico onde um os elétrons so podem existir em uma serie de níveis discretos e definidos por energia . Quando um eletron absorve mais energia do que a energia definida que ele já possui , ele passa a ocupar um nível maior de energia , realizando o chamado salto quântico.
Bibliografia.. www.infoescola.coom.br
Nome do sal Forma Molecular Coloração Apresentada
Cloreto de Sódio NaCl Amarelo forte
Cloreto de Potássio KCl Lilás
Cloreto de Strôncio SrCl2 Vermelha
Sulfato de Cobre CuSO4 Verde
Sulfato Ferroso FeSO4 Amarelo claro
Cloreto de Bário BaCl2 Verde claro
Espectro Luminoso
O espectro luminoso é uma tabela com valores de frequência (medidas em Hertz (Hz)) das ondas luminosas. Corresponde a uma faixa do Espectro Eletromagnético visível ao ser humano.
TABELA 1.2 – Comprimento de onda aproximado das cores
Cor Comprimento de onda (nm) Cor Comprimento de onda (nm)
Ultravioleta <400 Amarelo 570-590
Violeta 400-450 Alaranjado 590-620
Azul 450-500 Vermelho 620-760
Verde 500-570 Infravermelho >760
CONCLUSÃO
Falta ainda alguns itens (acho)
Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem
...