Comentários do Livro A Missão de Deus e a Missão da Igreja
Por: blakgop amorim • 28/11/2021 • Dissertação • 749 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Nome : Ricardo Koyama Amorim
Comentários do livro A Missão de Deus e a missão da Igreja
A missão da Igreja é a sua participação na missão de Deus(missio Dei). Ela não tem uma missão própria que ela própria instituiu, foi esse entendimento bíblico que teólogos passaram a ter em meados do século xx até os dias de hoje. Entenderam também que a missão não deve ser realizada para satisfazer os desejos dos missionários ou expansão de uma denominação especifica. A missão é do Deus Triúno , Ele é o autor , realizador e consumador da missão. Para realizar essa missão, Ele enviou Jesus para ser o realizador da missão, o Espírito Santo para aplicar o que Jesus consumou na cruz, e continua enviando a Igreja a proclamar Cristo como redentor e realizar o seu propósito de resgatar o pecador da sua miséria. Antes dos apóstolos e igrejas o Deus Triúno já iniciava o processo de envio no ministério de encarnação através do FILHO JESUS . “ Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito”...
“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” . O Filho enviado não teve vontade própria, nem trouxe uma mensagem que não fosse do Pai, o modelo de sua missão estava naquilo que o Pai ordenou, da mesma forma a Igreja não tem seu modelo próprio , o modelo é a encarnação , a igreja tem que seguir o modelo missionário de Jesus que é o enviador “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio ”(Jo20:21). E Jesus enviado experimentou das fraquezas humanas, sofrimentos e tentações, convivendo com o mundo e suas realidades tendo compaixão das aflições das pessoas , ensinando a Igreja a fazer o mesmo e anunciando o evangelho da salvação.
Não existiria missão entre os homens , sem a capacitação do Espírito Santo , sem Ele o evangelismo é impossível, a missão é do Deus Triúno . O Espiríto Santo é o consumador da MISSIO DEI e completa essa missão. A unção do Espirito Santo é a capacitação indispensável e suficiente para a continuação da MISSIO DEI , Ele é o instrumento para os pecadores serem convencidos do pecado , da justiça e do juízo .
O Espírito Santo é o grande consolador da Igreja é através dele que ela vai conseguir dar continuidade na missão que o Pai ordenou para o Filho e o Filho ordenou a Igreja o MISSIO DEI.
O Deus Triúno tem uma missão e a igreja tem o privilégio de ser escolhida para participar, mas a igreja necessita abandonar seus ensinamentos de que “ Deus é servo e que Ele vai obedecer e dar tudo que pedir pois o homem é o centro de toda obra ”, devemos voltar ao evangelho de Cristo puro , genuíno e humanizado , encarnar o modelo missionário de Jesus, através de seus ensinamentos, comportamento e atitudes , e ter a responsabilidade de ser continuadora da MISSIO DEI.
Finalizo com a conclusão de VICEDOM “ não cabe a Igreja decidir se ela quer fazer missão, mas ela só pode decidir se quer ser Igreja ”.
...