Comida mexicana
Seminário: Comida mexicana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ayessa • 15/8/2014 • Seminário • 490 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
O México pode ser considerado um paraíso para a gastronomia. Dotados de extrema criatividade, os mexicanos adoram comer. E qualquer mexicano entende de comida e tem seu segredinho para qualquer prato.
A cozinha mexicana consegue aliar sabores fortes e infinitas combinações de ingredientes de maneira simples. Isso tudo é resultado da influência de nações indígenas milenares como os astecas e maias, associadas a novos ingredientes e técnicas trazidas por colonizadores europeus no século XVI.
Em cada esquina do México você pode encontrar um tipo de "Antojito" (aperitivo) pronto, para matar a fome. O mexicano tem 3 refeições básicas no dia:
Café-da-manhã
Substancial, com muitas frutas, pães doces, carnes e muitas tortilhas (consideradas o pão do México).
Merienda: (refeição mais farta do dia, entre 14:00 e 17:30)
Composta por cinco pratos : sopa leve, prato principal de carne branca ou vermelha com vegetais, uma porção de Frijoles ou feijões e a sobremesa.
Ceia (ou jantar)
É uma refeição mais leve, com pão, Tamales, compotas, sanduíches, fatias de presunto, salsas e Gorditas.
A base da culinária mexicana é o milho. Dele são feitas as Tortilhas que originaram os Burritos, Tacos, Enchiladas, Fajitas, Tostadas, Chimichangas, Flautas, Quesadilhas e Nachos. As tortilhas podem ser servidas quentes, frias, fritas ou tostadas. Em muitos casos são usadas como talher adicional ou até como veículos para que possa-se comer carnes, feijões, etc... de maneira rápida e prática.
Um fator decisivo na culinária mexicana são as cores, presentes não só na montagem dos pratos como na mesa e em ambientes, sem parcimônia.
Arroz Verde
3 (chá) de caldo de galinha
1 (chá) de salsinha picada
½ (chá) de cebola picada
1/3 (chá) de azeite ou óleo
1 e ½ (chá) de arroz cru
2 (chá) de sal
4 pimentões verdes picados
1 dente de alho amassado
Pimenta a gosto
Misturar o pimentão, a salsinha, a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Mexer bem. Aquecer o óleo. Juntar o arroz e fritar, mexendo sem parar, por 2 minutos ou até dourar. Acrescentar a mistura de pimentão. Fritar lentamente, mexendo de vez em quando. Aquecer o caldo de galinha ao ponto de fervura. Despejar sobre o arroz. Deixar levantar fervura novamente, abaixar o fogo, tampar e cozinhar lentamente, sem mexer, por uns 13 ou 15 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e todo o líquido tenha sido absorvido.
Guacamole
1 (sopa) de cebolinha picada
1 (sopa)
...