Como Fazer Fundamentação Teórica
Artigo: Como Fazer Fundamentação Teórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pingua • 4/6/2013 • 2.539 Palavras (11 Páginas) • 1.090 Visualizações
Como fazer fundamentação teórica
http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-fazer-fundamentacao-teorica
A fundamentação teórica é uma etapa fundamental para a execução da pesquisa, pois se trata de um segmento em que a as teorias encontradas que dialogam e comprovam o teor e a credibilidade do estudo realizado são veiculadas em forma de texto. A parte destinada à fundamentação teórica é o instante em que se alicerça a pesquisa como um todo, bem como as demais etapas em será desdobradas; avalizando-a em seu caráter investigativo-científico. Isso significa que se o embasamento teórico é bem fundamentado, provavelmente a pesquisa que se apresenta também o é, logrando bastante êxito no meio investigativo.
1. Algumas indagações devem ser consideradas para se fundamentar teoricamente um texto: qual é a temática de que trata? Que autores já se dedicaram à investigação de determinado assunto? De que maneira eles se posicionaram perante o debate? Há opiniões divergentes? Quais são elas? A qual se atrela a atual pesquisa? Em que consistem os argumentos levantados na pesquisa a ser feita? A composição do corpo do texto surge a partir do modo com o qual o dialogismo entre as teorias e autores abordados se estabelece com a pesquisa em questão.
2. Essas são questões que corroboram para a elaboração do artigo inserido dentro da área de pesquisa de que faz parte, bem como das teorias com que dialoga. É nessa instância que se esclarecem tanto para os leitores quanto para os escritores da pesquisa, a linha teórica a que se vincula, assim como a procedências dos autores em que se embasa a investigação. Para maior habilidade do procedimento prático, sugere-se o costume de fichamentos, tópicos e resumos para tudo o que se lê e que se julgue importante para o aperfeiçoamento do texto
3. A estrutura do texto dedicado à fundamentação teórica, geralmente, parte de uma vertente mais geral para uma discussão mais específica. Desse modo, uma série de aspectos relevantes no tocante à pesquisa são retomados, até que se alcance o ponto em que se dá a pesquisa, suas principais discussões, avanços, lacunas. Faz-se uma trajetória sinóptica da pesquisa, em favor de tanto demonstrar a familiaridade autoral com a temática quanto de situar o leitor na evolução do tratado. A partir daí, opta-se pela apresentação de investigações atuais e ainda incompletas, bem como o lugar de incompletude e de falha das atuais pesquisas, em prol da inserção, da relevância, do destaque e do interesse da investigação a ser feita, a partir daquelas considerações.
Fundamentação Teórica ou Revisão de Literatura
http://monitorialpta.blogspot.com.br/2008/05/fundamentao-terica-ou-reviso-de.html
É através dela que se situa o artigo dentro da grande área de pesquisa do qual ele faz parte. Isso se faz importante tanto para o leitor quanto para o escritor, pois pode-se identificar a linha teórica de discussão em que o trabalho se insere e define-se os autores necessários para fundamentar o trabalho.
Na Fundamentação Teórica normalmente há um afunilamento do assunto até o ponto específico que compõe o tema do artigo. São reportados e avaliados conhecimentos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes. Também é interessante relatar a que nível de desenvolvimento estão as pesquisas e a velocidade de seu avanço. O escritor também vai dar crédito com maior ênfase a estudos prévios, utilizando-os como base para iniciar uma discussão e contextualizando o tema central do artigo na respectiva área do conhecimento em que ele se encontra.
Normalmente as Fundamentações Teóricas da área da Lingüística tendem a ser mais densas e avaliativas, emitindo juízos de valor. Já em outras áreas, como a Economia ou a Física, as pesquisas prévias são analisadas com mais objetividade e superficialidade.
Alguns movimentos essenciais a uma Fundamentação Teórica:
• Estabelecer o interesse profissional no tópico: esse passo consiste numa continuação da contextualização feita na Introdução. No entanto, o foco agora está na área do mercado de trabalho e nos seus respectivos profissionais para os quais a pesquisa é importante.
• Fazer generalizações do tópico: normalmente tais generalizações são oriundas do senso comum, ou seja, são informações do conhecimento de grande parte das pessoas. Elas não necessitam de referências para provar sua veracidade.
• Citar pesquisas prévias: o escritor vai coletar e relatar alguns autores que tenham contribuído para a evolução das pesquisas até o momento. Tais autores devem realmente ser importantes a ponto de serem citados e terem suas pesquisas mencionadas.
• Estender pesquisas prévias: nessa etapa há um desenvolvimento, um maior aprofundamento das teorias dos autores encontrados. São analisados suas contribuições para a evolução das pesquisas.
• Contra-argumentar pesquisas prévias: são analisadas as visões de cada autor acerca do tema estudado. O escritor vai funcionar como um agente que fará uma inter-relação entre eles, constatando e relatando em que pontos elas se aproximam e em que pontos elas se distanciam: se elas se complementam, se opõem, se contrapõem, se são diametralmente opostas... Depois dessa complexa análise, o autor do artigo vai decidir qual linha teórica seguir: a linha de um ou mais autores da fundamentação ou se vai ser originada uma nova teoria.
• Indicar lacunas em pesquisas prévias: serão identificados os pontos falhos dos trabalhos da fundamentação teórica, enfatizando o objetivo do trabalho com relação ao preenchimento total ou parcial desse lacuna.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM TCC DE PÓS-GRADUAÇÃO: pressupostos epistemológicos e sua imprescindibilidade
http://professorelilopes.blogspot.com.br/2010/11/fundamentacao-teorica-em-tcc-de-pos.html
RESUMO
Este artigo utiliza uma revisão bibliográfica de publicações acerca do tema técnicas de pesquisa para elencar os pressupostos epistemológicos da fundamentação teórica, bem como afirmar sua imprescindibilidade, sobretudo em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em nível de pós-graduação. Para tal, buscou-se conceituar TCC, sua obrigatoriedade em âmbito legal e, a partir daí, procurou-se sustentar a imprescindibilidade da fundamentação teórica em pesquisa científica neste tipo de trabalho acadêmico. A
...