Como Fazer Um TCC
Pesquisas Acadêmicas: Como Fazer Um TCC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlefDias • 22/4/2014 • 8.727 Palavras (35 Páginas) • 386 Visualizações
Este curso se propõe a dar noções básicas sobre o desenvolvimento de documentos acadêmicos, incluindo os conteúdos e formas de tais documentos. Este curso foi elaborado pelo Prof. Estevão Keglevich. Caso possuir sugestões ou informações complementares, contate-nos.
ASPECTOS PRINCIPAIS 2
TIPOS DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS 2
CARACTERÍSTICAS DE TESE E DISSERTAÇÃO 5
ESTRUTURA DOS DOCUMENTOS ACADÊMICOS 6
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 6
ELEMENTOS TEXTUAIS 12
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 15
RECOMENDAÇÕES GERAIS 18
ESTUDO DIRIGIDO 34
Nos cursos de graduação e pós-graduação, os acadêmicos produzem vários tipos de trabalhos, porém, poucos conhecem as maneiras corretas de redigi-los e estruturá-los. Raramente são despertados para a importância de estudar esse assunto. Os documentos acadêmicos procuram atender a objetivos diferentes e a níveis de comunicação variados, mas, de maneira genérica, visam a difundir os avanços científicos. Desta forma, possuem algumas características de normatização peculiares a cada tipo de documento e outras, comuns a todos eles.
O presente curso pretende explorar as características dos principais documentos acadêmicos. A ênfase será dada em termos das formas e dos conteúdos que assumem, tratando-se das peculiaridades, apenas naquilo que for mais relevante.
Documentos:
Artigo Científico
Texto com autoria declarada que representa e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, destinado à divulgação, através de periódicos, sejam eles impressos, na internet ou publicações em eventos. Podem ser escritos por um ou mais autores, resultantes de experimentos científicos ou relato de caso. Devem ser submetidos a periódicos com normas específicas de publicação, ser elucidativos e claros.
Artigos de Revisão
São elaborados a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre um assunto específico , geralmente direcionado a um periódico específico, pode ser elaborado por um ou mais autores. A revisão bibliográfica deve ser feita em revistas ou periódicos científicos, não é aconselhável utilizar material de jornais ou revistas não relacionadas ao assunto, prima-se por utilizar materiais de fonte segura. A partir da coletânea utilizada para a revisão do assunto é necessário elaborar no final do artigo o tópico considerações finais, onde os autores podem efetuar uma análise dos diversos autores pesquisados.
Relato de caso
São divulgadas a caracterização e a descrição, incluindo anamnese e os procedimentos adotados, de um caso ou de um acontecimento, de relevância cientifica, que já tenha sido descrito ou não na literatura, é obrigatório os tópicos discussão e conclusão.
Notas científicas
São pequenos artigos, elaborados com até cinco paginas, onde resultados parciais de uma pesquisa são apresentados.
Crítica
Documento no qual é apreciado o mérito de uma obra literária, artística, científica etc. A crítica pode se apresentar de forma favorável ou contestadora.
Dissertação
Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico recapitulativo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a orientação de um pesquisador, visando à obtenção do título de Mestre.
Ensaio
Documento relatando estudo sobre determinado assunto, porém menos aprofundado e/ou menor que um tratado formal e acabado, expondo ideias e opiniões sem base em pesquisa empírica.
É um texto literário breve, expõe ideias, críticas e reflexões éticas ou filosóficas sobre um tema. É um documento menos formal, flexível, pode ser a defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre algum assunto, não é exigido a prova empírica ou cientifica de que a opinião dada está correta. Não é utilizado em pesquisa cientifica.
Livros e Folhetos
Livros e folhetos são publicações avulsas, formadas por um conjunto sequenciado de folhas impressas e revestidas por capas. O Folheto distingue-se do livro pelo número de páginas, deve ter, no mínimo 5 e, no máximo, 48 páginas.
Monografia
É um documento que descreve um estudo minucioso sobre tema relativamente restrito. Frequentemente solicitado como "trabalho de formatura" ou "trabalho de conclusão" em cursos de graduação ou de pós-graduação "latu-senso". São caracterizados por abordarem um único tema, com graus diversos de profundidade, especificidade ou extensão.
A monografia é o documento apresentado para a obtenção de grau acadêmico ou em cursos de especialização (latu-senso). É Também chamado de TCC (Trabalho de conclusão de curso) no caso de conclusão de graduação.
Paper ou Painel
Pequeno artigo científico, texto elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento (refere-se).
Projeto de Pesquisa
Documento que descreve os planos, fases e procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. O projeto de pesquisa é realizado de forma objetiva, resume com detalhes os caminhos que o pesquisador irá trilhar durante o mestrado ou doutorado. É a descrição de todo o processo metodológico que irá nortear a pesquisa cientifica, o tema escolhido deverá estar embasado bibliograficamente.
O projeto de pesquisa é um documento formal e deve ser elaborado obedecendo as regras estipuladas pela ABNT.
Publicações Periódicas
Publicações periódicas são editadas em intervalos prefixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversos autores, sob a responsabilidade de um editor e/ou comissão editorial. Inclui assuntos diversos, segundo um plano definido.
Relatório técnico-
...