Como a reciclagem foi criada
Resenha: Como a reciclagem foi criada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: madalenadavid • 3/12/2014 • Resenha • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 188 Visualizações
Como se formou a reciclagem
Ao longo dos anos o homem sempre poluiu...
De principio era inconsciente e não pensava nas consequências das suas acções na Natureza...
Então reflectiu e apercebeu-se de que ao prejudicar a Natureza prejudicava-se a si próprio...
Aí pensou em soluções e uma delas foi a:
------ Reciclagem ------
A reciclagem é um dos três itens da política dos 3 R’s.Esta política consiste em reduzir, reutilizar e só no final reciclar .
1) Em primeiro lugar é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo , por exemplo utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto. (reduzir)
2) Em segundo lugar é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova utilidade para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possam ser rentabilizadas, caso por exemplo de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais usados para o seu fabrico e toda a tecnologia vão ser aproveitados, apenas se acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida. (reutilizar)
3) Finalmente quando não é possivel aproveitar grande parte do valor do produto podemos tentar a terceira alternativa, ou seja aproveitar a matéria prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como no caso do uso de sutacas de aço para produzir perfis e chapas com características silimiares ao do produto original. (reciclar)
Porquê reciclar?
Devemos reciclar para:
Poupar matérias-primas
Pensemos em madeira, areia, petróleo, estanho e alumínio. São algumas das matérias-primas que servem de base ao fabrico de materiais, a partir dos quais se faz a maioria das embalagens.
Economizar energia
Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir den matérias virgens.
Reduzir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários
Quanto menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá.
Como Reciclar?
Quase tudo pode ser reciclado:o plástico,o metal, a madeira, o vidro e o papel.
O primeiro passo é separar as embalagens usadas e cuidar delas.
º É necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior nao provoquem maus cheiros enquanto os guadamos em casa.º Depois, e sempre que possível, deve-se espalmar as embalagens usadas para reduzir o espaço que ocupam na nossa casa e tornar mais fáceis as viagens para o ecoponto. º Por fim, é importante retirar as rolhas e as tampas porque são normalmente feitas de outros materiais, diferentes da embalagem. Depois é só colocar as embalagens nos seus sítios tais como: ecopontos, ecocentros, etc.
Os principais ecopontos
Existem espalhados por toda a parte, contentores, cada um com cores diferentes.
Ecoponto azul º Papel e cartão Para este contentor vão: revistas, jornais, embalagens de papel e cartão e folhas de papel.
Do ecoponto à reciclagem
A primeira coisa a fazer nas estações de triagem é separar os diferentes tipos de papel e cartão.
O papel é depois transformado em fardos para serem reciclados pela indústria papeleira, que os junta á matéria-prima virgem para produzir de novo pasta de papel.
Esta pasta vai servir para depois produzir jornais, revistas, etc.
º Embalagens que tenham contido resíduos orgânicos ou gorduras, tais como: papel de cozinha, lenços de papel, pacotes de batatas fritas, etc.
º Embalagens que tenham contíduo resíduos tóxicos e perigosos, tais como: sacos de cimento ou massa, porque podem constituir um perigo para a saúde da população.
º Papéis metalizados e plastificados ou sujeitos a tratamentos especiais, tais como: papel vegetal, papel químico, papel autocolante, etc., porque são constituídos por uma mistura de materiais diferentes.
Ecoponto Amarelo
º Metal e plástico
...