Comparação da contabilidade entre a organização e o individuo
Tese: Comparação da contabilidade entre a organização e o individuo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Martita • 20/3/2014 • Tese • 393 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Introdução
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração positiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.
Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter desenvolvimentos suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Comparação da contabilidade entre a organização e o individuo
Como já foi constatado, a Ciência da Contabilidade já é usada desde a antiguidade, ou seja, 6000 A.C, mesmo sem a escrita os pastoreios já calculavam seus ganhos e percas no inverno, comparando pedras que representavam as suas ovelhas.
Com o passar dos séculos a contabilidade foi se aperfeiçoando chegando aos dias atuais com o modelo IASC (International Accouunting Standards Committes) que dá origem IFRS (Normas internacionais para os relatórios contábeis), se tornando indispensável tanto nas organizações como no dia-a-dia de cada individuo.
Nas organizações a contabilidade é usada para analisar as entradas e saídas de uma empresa (quais são os ganhos e percas) a longo e curto prazo, de acordo os indicadores contábeis representados em relatórios. Na vida de um individuo é usado de uma forma menos formal, porém, os princípios são os mesmos para ambos, já que na empresa vai mostrar as receitas (Vendas, compras e lucros) e no dia-a-dia do individuo é balanceado através da sua renda e consumo (O que foi ganho, o que foi gasto e o que sobrou).
O controle utilizado na empresa é feita de planejamento e organização do patrimônio e dívidas, visando obter lucros, tudo isso visualizados em balancetes como fluxo de caixa, razonetes e etc.
Na vida pessoal o individuo tem o objetivo de se manter em um determinado patamar já conquistado e aumentar com o passar do tempo.
Então se chega a conclusão que entre a organização e o individuo os objetivos são os mesmos, apenas, sendo aplicada a contabilidade de uma forma diferente para cada um. Sem esquecer que para ambos a contabilidade não é uma ciência exata é uma ciência social, pois é o fator humano que gera e modifica o fenômeno patrimonial, utilizando ferramentas quantitativas (Matemática e estatística) como método.
...