Competencia Organizacional
Monografias: Competencia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shfbn • 19/5/2013 • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 682 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: Comportamento Organizacional
Tutor Presencial: Prof. Vinicius Cavalcante
Tutor a Distancia: Profª Andréa Lydia Ahlert
Cintia Eduardo RA: 6959441932. Kleber Nogueira Olivato RA: 6982391743. Maria Stella Fortes Brito RA: 1299540006.
Priscilla Elizabete Camargo RA: 6942016021.
PIRASSUNUNGA
ABRIL/2013
RESUMO
Este trabalho fala sobre O comportamento Organizacional, o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido. Ser eficiente é fazer o que foi proposto correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser eficiente para alcançar o propósito. Concluímos que ao estuda o Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
1.2. COMPARAÇAO DE DOIS AUTORES SOBRE DE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS ECHADOS.
1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO.
CAPÍTULO 2
2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL.
CAPÍTULO 3
3.1. RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE.
3.2. OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA.
3.2. OS FRACASSOS AMBITO DA LIDERANÇA.
CAPÍTULO 4
4.1. PERCEPÇÃO.
4.2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
4.2- EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca-se compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma maneira que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu progresso e que se fala através de seus procedimentos, as organizações também mostram uma cultura que acompanha os indivíduos que ali trabalham, a se declararem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais apresentam em gerais os processos, os valores e as normas planejados pela alta administração.
Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, balanços, produção e patrimônio, que são dados para alcançar, mais do que isso, uma organização se começa a partir dos líderes que a dirigem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos expressos implícitos, das normas, políticas, visão, missão, valores e princípios organizacionais, que desempenham os fatores intocáveis. Compreender essas dinâmicas precisa percepção, visão e inteligência.
O Comportamento Organizacional nos demonstra que tipo de impressão que uma pessoa ocasiona para uma Empresa, pois, essa impressão pode ser negativa ou positiva.
Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos produtos, boa aceitação do público, satisfação de clientes.
Os propósitos do Comportamento Organizacional basicamente estão voltados para o comportamento humano: acontecimentos, fatos, postura das pessoas, produtividade, entre outras coisas mais.
Na atualidade, o que uma Empresa precisa para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, capacitando, funcionários, fazer com que os colaboradores tenham prazer em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.
CAPITULO 1
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional (CO) consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro-organizacional, que deriva da
...