Desenvolvimento de competências na área do comportamento organizacional
Trabalho acadêmico: Desenvolvimento de competências na área do comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavohp • 18/9/2013 • Trabalho acadêmico • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 376 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPITULO 1 5
1.1 - CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
1.2 - SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS 6
QUADRO 1. 6
CAPÍTULO 2 7
2. 1- INOVAÇÃO 7
2.2 - INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS 8
CAPITULO 3 8
3.1 – EQUIPE 8
CAPITULO 4 9
4.1 – COMUNICAÇÃO 9
4.2 - PERCEPÇÃO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
INTRODUÇÃO
As organizações são formadas por grupos de indivíduos que se organizam e interagem com objetivos comuns. O Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional.
Estimulando a inovação e a mudança: organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade.
O estudo da teoria da personalidade pode fornecer dicas importantes para o entendimento das variáveis psicológicas de cada ser para ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e ao administrador a se planejar na resolução de conflitos.
A motivação dos trabalhadores e o melhoramento do comportamento ético: Cria um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e satisfação.
CAPITULO 1
1.1 - CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é a área da administração que visa promover, dentro do ambiente de trabalho, o equilíbrio das habilidades interpessoais entre os indivíduos, grupos e a estrutura, tendo em vista aspectos sociais, políticos, psicológicos e antropológicos que influenciam direta e indiretamente na melhoria do desempenho organizacional. Sua finalidade é explicar, prever e controlar o comportamento humano.
Segundo Soto (2009 p. 8)
“[...] O comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações [...]”.
Para o autor a inteligência emocional é o grande desafio para os administradores, pois ela incide fortemente nas decisões. Ele aborda de maneira clara o comportamento organizacional como uma ferramenta contingencial que utiliza variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito.
Segundo DuBrin (2003, p.14)
“[...] Desenvolver habilidades no comportamento organizacional significa aprender a trabalhar eficazmente com indivíduos, grupos e forças organizacionais [..].”
DuBrindescreve como o foco no elemento humano pode contribuir para a eficácia organizacional e administrativa.
Ambos os autoresdestacam a importância do estudo do comportamento organizacional para as empresas e que o relacionamento interpessoal é extremamente importante.
Soto enfatiza a importância da inteligência emocional e o seu uso de maneira adequada para facilitar a tomada de decisões em um ambiente globalizado. Já DuBrin enfatiza que o conhecimento sobre o comportamento organizacional oferece vantagens como o desenvolvimento de habilidades, crescimento pessoal, aprimoramento da eficiência organizacional e refinamento do senso comume que essas habilidades ganharam importância em parte por causa das equipes diversificadas nas organizações.
1.2 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS
Baseando-se no comportamento organizacional um sistema é formado por um grupo de elementos ou atividades que são ligadas e dependentes entre si. Que combinados trocam idéias, dados e informações em busca de uma finalidade e/ou objetivo; possibilitando um melhor aproveitamento do que se estes elementos estivessem em atividade sozinhos.
O sistema pode ser classificado em dois grupos, são eles:
QUADRO 1.
SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS
CONCEITO
O sistema aberto é facilmente caracterizado por apresentar interação e intercâmbio continuo com o meio, ou seja, recebe e descarrega algo aos outros sistemas, geralmente aqueles que lhe são contíguos. Em decorrer das influencias que recebe, o sistema reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda sua estrutura sem perder seu foco, identidade e coerência. Em virtude desta incessante troca, é que o sistema mantém-se vivo e operante, pois se assim não fosse perderia sua fonte de energia. Exemplo: empresas, corpo humano, etc. O sistema fechado é aquele que geralmente não mantêm intercâmbio com o ambiente que o circunda. Desta maneira, não sofre influencia, assim como não influência os demais. Geralmente são caracterizados pelo comportamento totalmente determinado e/ou programado e que operam com pouquíssimo intercâmbio de matéria e energia com o meio. Em um sistema fechado, embora como o próprio nome diga, é permitido a troca de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança. Em contraste com o sistema isolado, que é determinantemente independente. Exemplo de sistemas fechados: máquinas, sistema solar, mecanismos de relógio, etc.
CARACTERISTICAS
Interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. Não sofre influência do meio ambiente, nem o influencia.
...