Competência Social Na Criança
Artigos Científicos: Competência Social Na Criança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: raiza_villaca • 18/3/2015 • 670 Palavras (3 Páginas) • 502 Visualizações
Competência social na Criança
Competência social Contextos:
Desenvolvimento social
Papel do Professor
A competência social é a habilidade de saber viver em sociedade, dependendo da interação da criança com outras crianças e adultos.
As crianças se desenvolvem socialmente através de dois grupos de capacidades diferentes:
A capacidade de argumentar seu ponto de vista em situações sociais e
a capacidade de construir relacionamentos.
Socializando-se com outras crianças através da cooperação. E com adultos, através da imitação e submissão.
O papel do professor é ser um guia ,uma figura de confiança que insira a criança no mundo social, Até que a mesma entenda e se adapte ao mesmo .
Relatório Parcial
Aluno : Willian Geremyas Albuquerque
Orientadora : Maria das Graças
Observações : Inserção do aluno Willian no 3° ano do ensino fundamental.
Os alunos do terceiro ano são crianças amáveis que consideram o outro , tem uma boa convivência e trabalham bem em grupos tendo uma boa interação e freqüência.
Recebem estímulos para a formação de grupos mistos, se expressam por meio do dialogo e explicam suas idéias.
Assimilam melhor as regras , e tem boa capacidade em entender a sociedade onde vivem , elaboram hipóteses e testam seus conhecimentos.
Procuro durante as atividades lançar desafios para que reflitam e comparem sua escrita com outros amiguinhos, percebo que isso tem auxiliado muito na aprendizagem e socialização .
Muitos alunos já se dispõem a Ler em voz alta para turma . Fico feliz pois isso motiva os demais alunos , pretendo trabalhar para que tenham mais autonomia , que compreendam o que lêem e percam a vergonha ante os amiguinhos.
Preocupo-me com o caso do aluno Willian , novo em nossa escola, pois tenho como desafio integrá-lo ao meio social de nossa classe.
Ele tem um histórico de agressividade nas escolas que estudou anteriormente tanto com alunos como com o professor.
Tem problemas na aprendizagem, não aceita ser tocado , chora durante o período de aula e agride outras crianças, e não consegue se manter concentrado por muito tempo .
Alem dos problemas de aprendizagem ele tem muitos problemas familiares . Vive com o pai, pois a mãe o abandonou. O pai não tem tempo suficiente para orientá-lo, deixando-o com visinhos ou o dia inteiro na rua . Tentamos inúmeras vezes conversar com o pai , porem ele diz não ter tempo ou que vira e não vem .
O aluno se sente só, observo que ele tenta chamar a atenção de todos a todo o momento . Perde o material que lhe damos ou emprestamos isso dificulta bastante o trabalho.
Para promover
...