Complementação Pedagogica
Exames: Complementação Pedagogica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faalipi • 7/4/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
O papel do educador como mediador no processo de ensino – aprendizagem: Trabalho e Crítica
É de suma importância refletir sobre a atuação dos pedagogos nas escolas, construindo uma escola voltada ao desenvolvimento do pensar e do agir, uma vez que o mesmo possui um papel decisivo junto aos docentes, sendo um “fio condutor” de promoção a efetiva aprendizagem na escola no processo de alfabetização, sendo que a leitura e escrita são essenciais para a construção da consciência cidadã.
O ensino fundamental prevê o trabalho conjunto de docentes e pedagogos na efetivação da alfabetização, ensinando a ler e escrever além do método mecânico, pois a língua escrita deve ser construída pelas crianças, trabalhando as relações grafemas e fonemas, compreendendo a estrutura da língua escrita, deixando de lado atividades repetitivas e alienadas. O pedagogo deve nortear esse trabalho com os docentes.
Segundo Soares (2004) deve – se destacar a necessidade de ampliação do significado da alfabetização para o letramento, sendo necessário valorizar os comportamentos e práticas do sistema de escrita em situações sociais, pois no processo de letramento é fundamental considerar a importância do trabalho da leitura como hábito.
Pedagogos e professores devem criar sistematizações em sala de aula para que as crianças interaja com diferentes tipos de letras, sem perder o foco de leitura, oralidade, escrita e os gêneros textuais, utilizando a diversificação no trabalho com os textos.
O pedagogo deve favorecer momentos em que os docentes pensem em ações didáticas que torne mais efetiva a aprendizagem na construção de textos.
Já nos conhecimentos matemáticos, destaca – se as operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, investindo na transposição didática do raciocínio da criança e a aprendizagem efetiva do conteúdo, ou seja, um trabalho que de um objeto de saber a ensinar faz um objeto de ensino. Para isso deve – se utilizar materiais manipuláveis no trabalho com a matemática, pois as dificuldades apresentadas pelas crianças na leitura de situações problema são reflexos das dificuldades com a leitura que devem ser sanadas no ensino fundamental.
O pedagogo é uma peça chave na promoção da qualidade de ensino, devendo ser conhecedores de dinâmicas que acontecem em salas de aulas, pontuando questões que precisam ser retomadas, auxiliando no que for necessário.
O pedagogo é a “ponte” de conquista de ideais como: profissionalização, melhores condições de trabalho e uma pratica docente mais critica, ativa, interventiva e o estudante como um aprendiz competente.
O professor é aquele que constrói sua pratica pedagógica na relação dialética entre conhecimento e ação. O pedagogo é considerado um legitimo profissional da educação e necessita desenvolver uma pedagogia coerente e articulada a sua realidade, sua ação deve ser intencional, levando em consideração a dimensão colaborativa da equipe escolar, ou seja é inerente ao trabalho do pedagogo a mediação indispensável entre produção do conhecimento e a organização sistemática dos processos de ensino – aprendizagem.
Cabe ao pedagogo construir um alicerce profissional com clareza politica, no sentido de refletir sobre a sua ação teórico – prática,
...