Comportamento Do Consumidor
Casos: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melque.sotemhum • 30/11/2014 • 3.829 Palavras (16 Páginas) • 242 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS –Coordenado pela Professora Lislei Carrilo, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing Promoção, Publicidade e Propaganda – Centro Universitário Anhanguera. São Paulo-SP, 02 de Outubro de 2014.
Gustavo de Almeida
Melquesedeque Custódio de Paulo
Walter Alexandre Nogueira da Silva
Resumo:
1º e 2º Etapas da ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas, realizada para identificar, a fim de compreender pontos fundamentais referentes a propaganda e mercado, para a elaboração, compreensão e criação de uma Agencia de Propaganda, e um plano de comunicação, para uma empresa da área de maquiagens., Baton S.A. A Agencia Vetor, deve elaborar um plano de comunicação, através de um Briefing, a estratégia e ser traçada para o lançamento da serie Bulma, estojo de maquiagem, refil de batom e sombra.
Palavras chave: Agencia de Propaganda; Batom S.A, Agencia Vetor, Briefing; Bulma; Refil de Batom e sombra.
Sumário Pag.
1.0 – Propaganda 03 / 04
2.0 Tendências da propagando e mercado publicitário! 04 / 05
2.1 Merchandising/Merchan 05 / 06
3.0 - A Agência 07
3.1 – Vetor 07 / 08
3.2 - Raio Vetor Marketing e Propaganda 08
3.3 – Organograma 09
4.0 – Baton S.A. 10
4.1 – O Produto (ou Serviço): Bulma Batom em refil 11
4.2 – Embalagem 11
4.3 – Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução 11
4.4 – Custo x benefício 11 / 12
4.5 – Vantagens – Única, principal, secundária 12
4.6 – Desvantagens (e efeitos colaterais) 12
4.7 – Como é usado? – Local e forma 13
4.8 – Freqüência de compra e uso 13
4.9 – Local de fabricação 13
4.10 – Capacidade de produção 13
4.11 – Disponibilidade – No presente e futuro: 13
4.12 – Maiores concorrentes 14
4.13 – Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes 15
4.14 – Diferencial 15
4.15 – Imagem e marca 15
4.16 – O Mercado 16 / 17
4.17 – Canal(is) de venda da categoria 17
4.18 – Distribuição 18
4-19 – Os Consumidores 18
4.20 – Decisores de compra (formais e informais) 18
4.21 – Hábitos de compra e uso 18
4.22 – A Estratégia Básica 18 / 19
5.0 Referências 20
1.0 - Propaganda.
A propaganda é a alma do negócio! Mas afinal o que é o negócio? E ai? O que é a propaganda?
Pode se entender, negocio como ocupação, ramo de atividade, trabalho, com fins lucrativos, ação de negociar, transações comerciais e os lucros que se obtêm daquilo que se comercializa, são concepções de negocio. Negócio, atender necessidades especifica de um público especifico isso falando de uma forma bem genérica, porém já adentrando o assunto ao lado de cá! E quando nos referimos ao lado de cá estamos falando do Marketing! Que segundo Philip Kotler, marketing é um processo social no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação de oferta e troca de produtos de valor com outros. Não vamos entrar em todas as divisões de marketing que vem se transformando frequentemente, (marketing titânico, gonzo marketing, marketing hipnótico, marketing de guerrilha, marketing pessoal, marketing político, entre outros), focamos então que marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientada para satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica ou psicológica. E concluindo essa linha de raciocínio segundo Zaca Martins na verdade a, a tradução como mercadologia ou mercadização à parte, marketing é apenas e tão somente uma metodologia muito eficaz de se promover vendas. Profundo bom-senso em negociação. Só isso, mas com alguma sofisticação.
Quatro instrumentos básicos para essa ação:
Produção de bens e serviços atenda a necessidade e/ou desejo do público/consumidor, escolha do preço certo para esse produto ou serviço, distribuição eficiente e ágil, comunicação com o público. Aqui também não vamos destrinchar todos os pontos levantados e apeguemos a comunicação com o público, que nos remete a outra pergunta levantada anteriormente: O que é a propaganda?
Kotler e Armstrong definem propaganda “Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.”, também no livro Gestão de Marketing apresenta a seguinte definição: “é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculado em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação
...