Comunicação Empresarial
Artigo: Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: givanonimo • 5/9/2014 • 1.983 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
Como surgiu a Comunicação
Os meios de comunicação não são uma invenção moderna ou atual, mas sim, resultam de uma necessidade de interagir com o mundo que nos rodeia permitindo-nos trocar ideias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos.
Os Seres Humanos foram evoluindo a sua forma de comunicação, tendo o Homem desenvolvido inúmeras formas de comunicar, através da sua capacidade cerebral, inúmeras formas de comunicar. Quando alguém está próximo de nós usa a sua voz ou mesmo o corpo para comunicar. Se estiver muito longe nos escreve um e-mail ou telefona-nos. Existem, também, outras formas de comunicar com os outros, nomeadamente, através de livros, filmes ou programas de televisão ou rádio.
Há cerca de 20.000 anos atrás, portanto na pré-história, os homens faziam desenhos nas paredes das cavernas. Mais tarde e devido a estudos realizados acerca desta primitiva forma de comunicar, ficou provado que o tipo de pintura utilizado pelos nossos antepassados tinha como principal objetivo retratar aspectos ou situações sobre a sua vida quotidiana e ainda descrever algumas técnicas de caça, para que a informação fosse de certa forma registrada com o intuito de ser transmitido ás gerações futura. As tintas utilizadas eram feitas de carvão, plantas e terra e eram de várias cores. A esse gênero de pintura designamo-las de rupestres. Atualmente, existem muitos artistas que pintam paisagens, locais, objetos e retratos e acrescentam pormenores para sabermos mais sobre a pessoa que está a pintar. Há várias áreas na pintura: retratos, grafite, paisagens; e também nas próprias pinturas: pintura a óleo, cera, grafite, a lápis de cor. O objetivo das pinturas, independentemente do tipo de pintura é tentar expressar os sentimentos do pintor e, desta forma, comunicar com os outros, fazendo com que as mesmas refletem acerca de um determinado assunto ou ideia.
Um dos meios de comunicação que veio alterar e acrescentar a forma como comunicamos foi o telefone. Este meio permite a comunicação á distância e hoje em dia é considerado pela grande maioria das pessoas de qualquer faixa etária (uma vez que as crianças cada vez mais cedo têm acesso ao telefone, mais concretamente ao telemóvel) um instrumento indispensável no seu quotidiano.
Tipos de comunicação
A comunicação é um processo pelo qual a informação é codificada e transmitida por um emissor a um receptor por meio de um canal ou médio prazo.A comunicação é, portanto, um processo pelo qual nós atribuímos e transmitimos significado em uma tentativa de criar entendimento compartilhado.
Na organização existe um vasto emaranhado de redes de comunicação.
A comunicação ocorre sob diversas formas e em diferentes direcções, percorrem a estrutura no seu conjunto: Comunicação pessoal/impessoal Comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal Comunicação escrita/comunicação oral
A Comunicação não pode ser dissociada da sua relação custo/eficácia
Vivemos formas diferentes de comunicação, que expressam múltiplas situações pessoais, interpessoais, agrupais e sociais de conhecer, sentir e viver, que são dinâmicas, que vão evoluindo, modificando-se, modificando-nos e modificando os outros.
A comunicação aparente: É um processo de "comunicação" onde as pessoas falam e respondem, sem prestarem verdadeiramente atenção ao outro e ao que ele está dizendo.Cada um precisa "desabafar", ter alguém com quem conversar.
Se a necessidade é forte e de ambas as partes, a "comunicação" se transforma num diálogo animado, mas "de surdos", porque cada um fala de si, extravasa suas ideias, sentimentos, necessidades,comunicação superficial.
Fala-se animadamente, mas sem inteiração pessoal, sem revelar o eu profundo a não ser neste campo específico.
São processos úteis de manutenção dos vínculos dentro de um grupo ou comunidade, mas que pouco revelam dos indivíduos, porque eles se escondem, não querem se expor ou o fazem somente em outros espaços mais restritos.
A comunicação divide-se em duas vertentes verbais e não verbal. A comunicação verbal é composta pela palavra, essencialmente concretizada por escrito e devidamente documentada. Esta comunicação tem duas formas de se realizar: a comunicação oral onde predominam as ordens, os pedidos, as conversas, entre outras, e a comunicação escrita: como é o caso das cartas, dos telegramas, dos cartazes, dos livros, jornais ou revistas.
Por sua vez, a comunicação não verbal está intimamente ligada com a ocorrência de troca de sinais: olhar, gestos, postura, mímica.
A "comunicação" autoritária
É uma troca ou inteiração dentro de um sistema fechado, onde se expressam relações de poder, de dominação. É uma troca desigual – em que um fala e o outro assente – baseada no poder económico, político, intelectual ou religioso. É uma fala onde quem tem algum poder procura dominar o outro, impor seus pontos de vista, controlar.
O outro se transforma em "receptor", destinatário e só pode concordar com o emissor.
O processo de Comunicação
O processo de Comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor, através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará a opinião ou resposta, completando o processo de comunicação. Para melhor compreender este processo, podemos analisar com atenção à imagem um, sendo este um esquema que tem como finalidade explicar de que forma é realizada a comunicação. Podemos também verificar que o Emissor quando pretende transmitir uma imagem ao reitor, utiliza dois mecanismos: o canal de comunicação e ainda um código.
Imagem 1 - Esquema da Comunicação
Elementos da Comunicação
• Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos;
• Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa;
• Opinião: corresponde à informação que o emissor consegue
...