TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna Nas Organizações

Trabalho Universitário: Comunicação Interna Nas Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização pode ser considerada uma grande rede. No entanto, conectar todas as partes envolvidas e identificar quais são os fluxos de comunicação que interferem no negócio da organização e a mobiliza positivamente, gerando cooperação e inovação são desafios constantes.

O envolvimento e a participação dos empregados é uma questão decisiva para o futuro de qualquer empresa, bem como também definir uma política de comunicação interna que é crucial para cooperar e motivar a relação entre os empregados.

Aqui vamos esboçar clarear o leitor o que é comunicação organizacional, fazer a comparação entre a cultura e a comunicação dentro da organização, e dar ênfase, ou seja, explicando com clareza como ocorre a comunicação interna dentro das organizações.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela empresa para relacionar-se com seus públicos. Ela engloba as atividades de marketing, de relações públicas, propaganda corporativa, comunicação interna, comunicação externa e até mesmo estratégias organizacionais.

Nos processos de comunicação de uma empresa, as relações de trabalho não são diferentes. É necessária a participação desses atores: emissor, mensagem, receptor e canal para que a comunicação entre eles seja clara e concisa. E mais, objetiva.

As ligações entre funções criadas nas empresas só funcionam através de um fluxo de informações. Para sermos mais diretos, as funções exercidas numa empresa, de um ponto de vista dinâmico, só funcionam se o fluxo de informações estiver coeso. Fazer funcionar uma empresa, portanto, é fazer funcionar o fluxo de informações.

À medida que o tempo vai passando torna-se mais complexa a comunicação organizacional e, por sua vez, os gestores já estão concebendo a comunicação como um diferencial competitivo na empresa. Por isso, faz-se necessária a criação de algumas estratégias que visem à otimização dos processos de comunicação, dentre elas está o treinamento comportamental direcionado à liderança, tomada de decisão, negociação, dentre outros.

A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E COMUNICAÇÃO

A comunicação empresarial exerce papel estratégico na construção de um universo simbólico, que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, visa aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da empresa. Para tanto, apropria-se dos elementos constitutivos desse universo simbólico (histórias, mitos, heróis, rituais) na construção e veiculação das mensagens pelos canais formais (jornais, boletins, circulares, reuniões etc.), numa permanente relação de troca com o ambiente.

Por outro lado, a cultura organizacional vem ganhando corpo como objeto de análise dos estudiosos de organizações, justamente por seu caráter de definidora das ações internas. Através da instância da cultura organizacional é possível captar a lógica das relações internas, suas contradições, suas mediações, para melhor compreender os estágios administrativos, os sucessos e fracassos organizacionais e as facilidades ou dificuldades impostas às mudanças institucionais.

A Cultura Organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas. Algumas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura, mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassado. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

Comunicação Interna

A comunicação interna durante muitos anos foi definida como aquela voltada para o público interno das organizações (diretoria, gerências e funcionários). Hoje, podemos definir a comunicação interna como o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de boa imagem pública.

Quem cria e detém o produto da comunicação interna: a notícia, a mensagem em si, tem o dever de zelar por ela, responsabilizando-se por sua distribuição. E para que os funcionários se mantenham trabalhando em função das mesmas metas, é necessário que os canais de distribuição da informação sejam eficazes. Não basta criar o informativo, é preciso fazer propaganda dele para o público interno. É preciso ressaltar a importância dele, inclusive fazendo com que os funcionários estejam presentes nele.

Geralmente, engloba a comunicação administrativa (por meio de memorandos, cartas circulares, instruções), a comunicação social (que se utiliza de boletins, jornais internos, vídeo-jornais, revistas, intranet) e a comunicação interpessoal (comunicação face a face, funcionários/funcionários, chefias/subordinados, subordinados/chefias).

Um fator importante que deve ser observado na comunicação empresarial são as direções e fluxos que, segundo Rego (1986, p. 54) ““... Se movimentarem, simultaneamente, e no seu ajustamento reside o equilíbrio do sistema comunicacional.

Fluxo de comunicação

A comunicação no interior das organizações se opera por meio de fluxos, geralmente quatro, aqui identificados: fluxo ascendente, fluxo descendente, fluxo horizontal e, com o advento de tecnologias como o e-mail e as intranets, o fluxo transversal.

Fluxo de comunicação descendente

São mensagens que saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos. Portanto, são comunicadas decisões já tomadas pela direção da empresa, sem consulta prévia aos colaboradores.

Fluxo de comunicação ascendente

É a partir desse fluxo de comunicação que os dirigentes obtêm informações a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com