Comunidade Dos Estados Independentes
Trabalho Escolar: Comunidade Dos Estados Independentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: divipasi • 27/3/2015 • 331 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
O que é
A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) é uma organização intergovernamental composta por 11 das 15 ex-repúblicas que formavam a União Soviética. Estes países possuem laços políticos, econômicos e militares.
A Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico?
A CEI não é um bloco econômico, pois não há acordos e políticas comerciais comuns entre os países membros. Além de não haver integração econômica, não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países membros. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais.
Criação
A CEI foi criada em 8 de dezembro de 1991, pelo do acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão.
A criação da CEI teve como um dos principais objetivos manter os laços e relações de cooperação entre os novos países que se tornaram independentes da União Soviética, porém com forte influência do país mais poderoso do bloco, a Rússia.
Importância
A criação da CEI foi importante para a descentralização do poder na região, além de colaborar para a consolidação da democracia nas ex-repúblicas soviéticas.
Objetivos principais:
- Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países da CEI;
- Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime;
- Definição de política externa e de defesa comuns.
Países membros:
- Rússia
- Belarus
- Cazaquistão
- Azerbaijão
- Tadjiquistão
- Armênia
- Quirguistão
- Uzbequistão
- Moldávia
- Ucrânia
- Turcomenistão
Você sabia?
- A Geórgia integrou a CEI entre os anos de 1993 e 2009. Após a guerra da Ossétia do Sul, o parlamento da Geórgia decidiu pela retirada do país da comunidade.
...