Conceitos De Fluxo De Caixa
Monografias: Conceitos De Fluxo De Caixa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariscos • 24/4/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Conceitos de Fluxo de Caixa.
Para uma boa administração, é necessário obter informações para que os objetivos da Empresa sejam atingidos com fins lucrativos. Em uma gestão empresarial, o fluxo de caixa é considerado um dos instrumentos mais utilizados por um administrador financeiro.
O fluxo de caixa consiste em um gráfico, que tem como objetivo visualizar um problema que envolve receitas e despesas que são ocorridas em tempo diferentes. Fluxo de caixa de um projeto consiste em uma escala horizontal onde são marcados os períodos de tempo a na qual são representados com setas para cima representando entradas, e setas para baixo representando saídas de caixa. Assim pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa.
A constituição do fluxo de caixa pode diversificar muito, entretanto as informações devem ser estruturadas diariamente, e de fisionomia acumulada.
A consequência acumulada do fluxo de caixa, quando negativa, pode exprimir o evidente: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.
Os motivos das causas podem ser:
• As compras para a formação de estoque estão muito elevadas, em função ao giro de estoque da empresa.
• O período de pagamento, oferecido aos consumidores são maiores que o prazo que os fornecedores oferecem a empresa.
• Os juros bancários estão aumentando, devido operações de descontos de cheques pré-datados, duplicadas, e ainda, adiantamento dos cartões de créditos.
Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.
O meio de composição dependerá, sobretudo, da competência financeira de cada empresa, o considerável é ter o fluxo de caixa ajustado à realidade da empresa, honrando inclusive as características das referências geradas.
O saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está gerando lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. A existência do saldo final (em dinheiro, em cheques, em ticket, em bancos etc.) deve ser confirmada diariamente.
O fluxo de caixa exige do administrador financeiro um excelente conhecimento e que saiba analisar a atividade empresarial, buscando soluções para problemas, na busca da maximização da riqueza da empresa.
...