Conceitos sociológicos encontrados no jogo “ To the Moon”
Por: jujubaeves • 16/5/2017 • Resenha • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie[pic 1]
Trabalho de sociologia
Conceitos sociológicos encontrados no jogo “ To the Moon”
Aluna- Julianny F.Eves
Truma I11 / Semestre: 1°
Professora: Rosana Schwartz
Conceitos sociológicos aplicados ao game To The Moon
Conceitos
DESEJO:
Durante o game “To the moon” podemos observar que os desejos e sonhos humanos são os temas que regem a história dos personagens e como grande desafio para esse personagem temos o objetivo de realizar tais sonhos e desejos.
Para a sociologia desejo é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais, situações ou até pessoas. É que as pessoas almejam algo ou tem um imaginário sobre aquilo para dar sentido a vida delas
Durante o jogo o desejo se apresenta de varias formar durante a vida de John, sendo o principal o desejo de ir para a lua mesmo ele não sabendo ao certo o que motiva tal desejo.
John também nos mostra desejo quando quer ser tão querido pela mãe quando seu irmão é ou quando deseja poder sair com a Hiver quando ele era criança por ela ser diferente dos outros colegas da escola. John nos mostra desejo quando também quer ser diferente como a Hiver é. John quando fica mais velho nos mostra desejos mais profundos como o de desejar que a Hiver se comportasse de maneira aceitável socialmente ou quando ela viva ao seu lado ao invés que construir a casa dos sonhos dela.
Morte e como lidar com a perda:
A morte é algo tratado durante o jogo em vários momentos, e cada personagem tem coo forma de lidar com a morte e como aceita-la.
Na infância de John enfrenta a perda de seu irmão muito novo, e com nessa idade ele não teve a opção de lidar com a morte do irmão ou não.
A mãe dos meninos ao atropelar acidentalmente Joey acaba não suportando a dor da perda e a culpa pelo acidente, resolvendo transformar com a ajuda de medicamentos John em Joey e assim poder então suportar a morte trágica de um filho, porem matando a personalidade desejos e sonhos do outro filho.
John cresce sem memoria desses fatos e quando já é com velho acaba tendo que enfrentar o sentimento de perda novamente. Quando Hiver fica muito doente ela resolve não fazer o tratamento para então poder salvar o farol que tanto ama e, John com consegue lidar com essa escolha e a futura perda de sua amada. Quando Hiver acaba falecendo a vida de John perde o brilho e John fica desolado pois não consegue lidar com a perda novamente.
Deslocamento no espaço
Durante o jogo todo vemos o deslocamento de espaço, quando os dois cientistas viajam pela memoria de John para poder ajuda-lo a realizar seu sonho de ir a lua. Os dois cientista se deslocam pela memoria de John e viajam pelas diferente fases e momentos que ele viveu, essas memorias os ajudam a entender o motivo do desejo de ir para a lua, só assim eles podem interferir e influenciar nesses momentos para que Jhon ao crescer posso ir a lua.
Memoria:
Memória é outro tema muito tratado no jogo, já que para completar a missão os cientistas viajam no espaço/ tempo da consciência do paciente, analisando suas memorias e procurando a motivação do desejo de ir a lua.
“A memória é um processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos a informação. Tem uma função cognitiva que nos permite ter a noção de identidade, está relacionada com a aprendizagem.
Existem três estádios da memória a aquisição, armazenamento e recuperação.”
Para recordarmos, é preciso ter primeiro aprendido. Sem aprendizagem não há memória.
E no jogo vemos essa fase na memoria quando John vive uma infância normal com sua família, quando conhece a Hiver e faz planos para o future, ele vive e armazena toda essa memoria, porem é obrigado a esquece-la por causa de sua mãe por isso o ultimo estagio de recuperação é tão difícil para os cientistas.= e para John.
Quando John cresce e se casa com Hiver, falta uma parte da historia deles dois, pois John não se lembra da infância e de ter um dia conhecido Hiver tão novo, mais Hiver se lembra dessa parte da história e por isso ela pergunta sobre os coelhos e como eles eram, para tentar fazer com que ele se recorde do Coelho que os dois viram nas estrelas um dia no penhasco.
...