TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituação De Humano E Suas Mudanças Ao Longo Do Tempo.

Casos: Conceituação De Humano E Suas Mudanças Ao Longo Do Tempo.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O ser humano vem sendo estudado ao longo de muito tempo em busca de tentar conhecer e modificar o pensamento sobre nós mesmos e o ambiente ao qual fomos inseridos, o ser humano é um dos, ou se não o mais difícil de ser estudar e compreender, pois, cada um tem uma visão própria, uma vivencia diferente. O ser humano tem sido imposto a diversas formas de cultura e pensamentos. Desde o muito tempo atrás o ser humano busca descobrir e entender sua historia.

No começo acreditava–se que o homem era o centro de um mundo perfeito, mas porem era dividido em essência espiritual e corpo material. No pensamento grego, tudo está ligado ao destino, ou seja, o homem é predeterminado. No entanto, é aí que ele sente a si mesmo e percebe os acontecimentos do mundo. O cristianismo nos leva a mudar novamente nossos pensamentos mostrando que a alma não tem o mesmo sentido platônico, mas que ela foi livremente criada por Deus e que o mundo procede da livre palavra criadora de Deus. Na idade moderna passa-se a acreditar que o homem faz parte de um universo ordenado e claro, fruto de uma fé que lhe dava a segurança de um Deus que olhava por ele.

Na sociedade moderna o ser humano vem esquecendo-se do seu núcleo seus valores e pensamentos próprios, somos forçados a pensar e viver de forma egocêntrica e ambiciosa através da evolução da mídia e capitalismo,vivemos cada vez mais de forma racional esquecendo do homem total e concreto.Um novo momento se inicia na revolução francesa que leva em conta uma nova concepção da pessoa , de mundo e ,de sociedade,mas por outro lado observa-se que a sociedade da cultura moderna não é capaz de sustentar seus fundamentos por falta de acreditar neles.

Da idade moderna em diante, o homem passa a ser o centro das atenções se tornando apenas objeto de estudos natural, psicológico e sociológico, o homem passa a ser então um conjunto de relações sociais que destroem a pessoa individual e a tornam uma simples ferramenta para o progresso da sociedade. Na filosofia existencialista a existência é explicada por meio de experiências pessoais a partir da compreensão que o homem tem de si mesmo.

Quando inserido na sociedade o homem passa a fazer arte da mesma e assim sendo acaba sofrendo influencias do ambiente ao qual pertence, historicamente muitas pessoas se dedicaram em favor do bem da pessoa, e ainda hoje não é diferente tem muita gente que se preocupa em dar um valor diferente para a sociedade e a vida.Pois o que esta acontecendo é que esta se perdendo os valores e o respeito para com o próximo , a sociedade esta transformando cada vez mais o ser humano em ser individualista e consumista vale o tanto que produz e consome.A competitividade imposta pela sociedade se torne cada vez mais individualista esquecendo de si mesmo e pensando somente em ser melhor que o outro .

É necessário que se reveja a forma de pensar pois , o ser humano não vive sozinho somos parte de um todo e sendo assim precisamos uns dos outros ,devemos saber mais sobre nos mesmos pois assim podemos elevar nosso conhecimento social corrigindo aquilo que nos aflige e trabalhando melhor para que a sociedade não se abstenha de valores imprescindíveis para uma vivencia melhor em sociedade.

“O homem entendendo-se a si mesmo e ao mundo em que vive, percebe que ambos não se opõem m, mas constituem-se numa unidade dialética. O mundo do homem é um mundo pessoal. Por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com