TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concept 5s - Limpeza

Tese: Concept 5s - Limpeza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é baseado em uma organização proposto ao desenvolvimento da ATPS, para que sejam identificadas as principais funções da administração da produção, e explicar um novo projeto em tecnologia feito pela empresa Volkswagen um novo modelo de gestão.

2. Conceito de 5s - Housekeeping

O surgimento desta ferramenta aconteceu no Japão no inicio dos anos 1950 logo após a 2ª Guerra mundial, o qual busca promover uma conscientização de responsabilidade entre os colaboradores do grupo, dando disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Sendo assim, trata-se de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas, sendo traduzido para o português, através da participação com a Fundação Christiano (FCO), seu termo: “Senso” o qual significa a razão correta para julgar ou racionar, indica uma disposição para mudar e melhorar o comportamento.

Seiri: Senso de utilização e Descarte - é uma utilidade dos recursos disponíveis, para separar o que é útil ou não. A vantagem desse conceito é através da ocupação de espaço na organização, pelo custo dos produtos/máquinas que não são necessários, e que pode atrapalhar o layout da empresa.

Seiton: Senso de Organização - Facilidade em deixar tudo em ordem, colocar as coisas no lugar certo, realizando as atividades de forma certa.

Seiso: Senso de Limpeza – significa manter limpo, verificar as máquinas e ferramentas de forma regular, sempre chegar ao seu redor de trabalho, como interna e externamente.

Seiketsu: Senso de saúde e higiene, padronizar comportamentos, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke: Senso de Disciplina, conceito o qual mantém, de forma disciplinada, tudo o que leva à melhoria do local de trabalho, usando sempre equipamentos de proteção contra acidentes.

3. Kaizen

O termo Kaizen significa mudança para melhor, introduzido na administração norte americana em 1986 por Masaaki Imai, sendo associado como melhoria contínua no trabalho e na vida social, esse conceito esta sendo expandido para uma filosofia organizacional e comportamental, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade, atuando também no processo de eliminar os desperdícios existentes na empresa, de forma a agregar valor ao produto e serviço com menor investimento dado.

Assim teremos três segmentos, tais:

Kaizem de projeto: para desenvolver novos projetos e conceitos.

Kaizem de planejamento: sistema de planejamento, para a produção, finanças e marketing.

Kaizem de produção: ações que eliminem o desperdício no chão de fábrica e melhorem o conforto e a segurança no serviço.

Segundo Masaaki Imai, Kaizen é um guarda-chuva que abrange todas as técnicas de melhoria, aglutinado-las de maneira harmoniosa para tirar o máximo de aproveitamento.

4. Poka-Yoke

É um sistema à prova de erro, um mecanismo que dispensa a atenção do operador. Foi Concebido por Shigeo Shingo em 1992, para verificar suas características de controle em um determinado produto.

Elimina falhas humanas no local de trabalho, usando dispositivos baratos que podem ser desenvolvidos na organização, permitindo a atingir o zero defeito e eliminar a inspeção. Sendo assim ele irá melhorar a qualidade e também prevenir as falhar que podem levar a quebras de equipamentos.

Porém esse sistema pode ser utilizado no setor de serviços como uma interação direta entre o cliente e o fornecedor do serviço,

Segundo Shingo, inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção na fonte podem ser todas alcançadas através do uso de métodos Poka-yoke que possibilita a inspeção 100% através de controle físico ou mecânico. Quanto às funções de regulagem do Poka-yoke há duas maneiras onde ele pode ser usado para corrigir erros: o método de controle: Quando o Poka-yoke é ativado, a máquina ou linha de processamento pára, de forma que o problema possa ser corrigido. E a advertência: onde é ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador. (1996, p.55),

Sendo assim, esse sistema pode ser de duas maneiras:

De Controle: onde a linha de produção para, e é detectada a causa do erro no processo, no qual a maquina não irá funcionar ate arrumar o problema.

E o de Advertência: emiti um alarme ou sinalizador, para que o operador possa tomar as devidas providências.

Ex: um modelo antigo de Poka Yoke é do disquete, e os mais atualizados a tomadas de três pontas.

5. Manutenção Produtiva Total

TPM: A total Productive Maintenance – desenvolvida na década de 1971, na época a Toyota já estavam tentando criar um sistema de fornecimento de Just in time, com a utilização mínima de estoque e matérias primas quanto ao produto acabado, em sua manutenção enfatiza pró-ativa e preventiva para maximizar a eficiência operacional dos equipamentos, fazendo com que os seus próprios colaboradores operam para ajudar a manter o seu equipamento, criando assim uma responsabilidade compartilhada pelo o envolvimento de seus trabalhadores de chão de fábrica. No ambiente certo, isso pode ser muito eficaz na melhoria da produtividade (aumentando o tempo, eliminando os defeitos e reduzindo o tempo de ciclo).

6. Técnica Adotada pela Empresa Valeo

Conforme o estudo proposto, a empresa Valeo trabalha com quase todas as ferramentas, primeiramente o conceito de 5s desta empresa é abortada de modo com que foram citados no contexto, os tipos de ”sensos” são:

A utilização na linha de produção e como todo ambiente administrativo e financeiro, praticando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com