Concepções De Gestão
Projeto de pesquisa: Concepções De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lyons0761 • 19/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.747 Palavras (11 Páginas) • 137 Visualizações
Sumário
Resumo ______________________________________________________ 5
justificativa_____________________________________________________ 6
Metodologia____________________________________________________ 8
Referencial Teórico______________________________________________ 9
Conclusão_____________________________________________________13
Bibliografia____________________________________________________14
RESUMO
O trabalho de Conclusão, apresenta como objetivo principal refletir sobre as possibilidades da utilização de recursos lúdicos no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Desde o nascimento, a criança pode parecer um ser passivo, mas com o tempo são estabelecidos vínculos afetivos entre ela e pessoas do seu convívio. De acordo com esses vínculos a criança começa a estabelecer seus canais de comunicação com o mundo, a qual vai moldando seu caráter, seus costumes, sua interpretação de “Mundo”, se socializando. Nesta compreensão, existe um diferencial , ampliador ou limitador na concepção de muitos profissionais da educação que esquecem, ou por não possuírem a adequada formação, não conseguem desenvolver na criança sentidos importantes para sua formação psicossocial. O lúdico tem um papel real no desenvolvimento da criança e nas suas relações, numa visão ampla, de acordo com a natureza social. Pedagogicamente, em uma ação educativa, existe a necessidade de inserção de jogos e brincadeiras, bem como muitas formas de ludicidade intencional que desenvolva habilidades e competências na criança, ampliando assim sua capacidade intelectual, psicomotora e social. Portanto, para a realização deste trabalho de Conclusão sob o tema “O lúdico na Educação Infantil” está sendo utilizado a pesquisa bibliográfica As fontes de pesquisa que embasaram as ideias apresentadas no trabalho, envolveram autores como a professora Alice Benvenutti, 2012, Maria Aparecida Sabini Cória, Regina Lucena, Maria Cristina Trois Dorneles Raul.
Relacionando a experiência profissional e a aplicação de um projeto piloto articulado com a teoria, Os princípios que fundamentarão o Trabalho de Conclusão são: concepções pedagógicas, culturais, artísticas e políticas, na reflexão sobre o jogo, na construção do simbólico, do imaginário e da brincadeira, e até concepções para o jogo nas antigas civilizações.
Palavras- chave: lúdico na educação infantil; jogos e brincadeiras na educação infantil.
JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil merece seu espaço de destaque na preparação do futuro cidadão brasileiro. Nesta concepção, faz-se necessário a compreensão da sociedade, incluindo pais e profissionais da educação para tal finalidade. Infelizmente, no Brasil por meio cultural, o educar e instruir a criança para a vida fica por conta dos docentes, enquanto muitas famílias não conseguem dar o devido suporte educacional e psicológico para acompanhar seus filhos no ambiente escolar. Toda responsabilidade é imputada pelos pais à escola. Tendo em vista tal relevância e evidência que aponta dia a dia na sociedade brasileira é que o trabalho de conclusão “O lúdico na Educação Infantil” tem sido elaborado com muita dedicação, com objetivo de reflexão às possibilidades dos profissionais da educação e da própria família valorizarem mais o espaço escolar infantil como meio de socialização, desenvolvimento e construção da cidadania. As escolas tem sido vista, ainda, como uma ação social nas quais os responsáveis pelas crianças deixam-nas naquele espaço para irem trabalhar sem se preocuparem muito com a formação da personalidade da criança, reproduzindo suas vivências nas brincadeiras e nos jogos.
A mudança por parte dos professores para uma nova modalidade de ensino está vagarosa, senão resistente. A atualização dos profissionais que já existe atuando há anos fica mais difícil pois as reclamações vão dos baixos salários até a falta de tempo. Em consequência disto, poucos profissionais de maior experiência e tempo na educação se atualizam, portando um desejo de logo se aposentar. Sem dúvida o Governo Federal e do Estado tem apostado na formação de novos profissionais na área de educação, com mudança no currículo de formação universitária e oferta de cursos à distância como extensão e pós-graduação.
A partir das informações citadas, vi a necessidade de apoiar o lado mais fraco: as crianças. Indefesas no meio de tantos motivos , seja pelo lado familiar ou profissional dos professores, não terão muita escolha as crianças que estiverem entre esta briga de braço. Urge a necessidade de comprometimento profissional à criança independentemente das condições que lhe ofereçam. A capacitação de profissionais é importante no desenvolvimento educacional e político-pedagógico na escola. Com profissionais mais capacitados, poderão atender crianças com dificuldades na aprendizagem devendo ser diagnosticados pelo professor e encaminhados ao pedagogo da escola para que as providências sejam tomadas e/ou futuro acompanhamento médico, quando necessário.
Vygotsky (1998)
...