TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Térmico

Casos: Conforto Térmico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Frota, Anésia Barros.

Manual de conforto térmico : arquitetura, urbanismo.

São Paulo : Studio Nobel, 2001.

“Corpos que estejam a temperaturas diferentes trocam calor, os mais “quentes” perdendo e os mais “frios” ganhando, sendo que o calor envolvido é denominado calor sensível.” (FROTA, 2001, p.31).

As trocas térmicas originam de duas condições básicas. Quando existe diferença de temperatura entre dois corpos, sendo que o mais quente perde calor para o corpo mais frio, sendo este calor denominado de calor sensível. E também no estado de agregação, sem mudança de temperatura, quando a água passa do estado líquido para o estado de vapor ou vice-versa, onde o calor é denominado de calor latente. As trocas térmicas ainda se dividem em duas classes, trocas térmicas secas e trocas térmicas úmidas. As trocas térmicas secas se subdividem em três tipos, convecção, radiação e condução. Já as trocas térmicas úmidas se subdividem em dois tipos, evaporação e condensação.

“Convecção: troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás).” (FROTA, 2001, p.32).

Essa troca térmica ocorre devido a diferença de densidade entre as partes. Na geladeira o resfriamento ocorre dessa maneira, pois como sabemos o ar quente é menos denso que o ar frio. Sendo assim, o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado ao mesmo tempo que o ar frio desce refrigerando os alimentos. Por esse mesmo motivo, os condicionadores de ar sempre são colocados na parte superior do ambiente.

“Radiação: mecanismo de troca de calor entre dois corpos — que guardam entre si uma distância qualquer — através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica.” (FROTA, 2001, p.33).

Ao contrário dos outros dois tipos de trocas térmicas secas, a radiação não exige um meio material para executar a troca de calor, pois ela é feita através dos raios infravermelhos, as chamadas ondas eletromagnéticas. É através desse tipo de troca térmica que o Sol aquece a Terra.

Manual de Conforto Térmico

“Condução: troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes

do corpo que estejam a temperaturas diferentes[...]” (FROTA, 2001, p.34).

Essa troca térmica é feita através da transferência de calor entre as partículas do sistema. Ao colocar a ponta de uma barra de ferro na chama de um fogo, logo nota-se que a outra extremidade também estará quente, mesmo ela não estando em contato direto com a chama. Isso ocorre devido a agitação das partículas que formam a barra, elas começam a se agitar e assim vão agitando todas as demais partículas de forma que toda a barra de ferro acaba ficando quente. Ainda assim existem materiais com maior índice de condução do que outros.

“Evaporação: troca térmica úmida proveniente da mudança do estado líquido para o estado gasoso. Para ser evaporada, passando para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com