Constituição 1891
Seminário: Constituição 1891. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvalenca • 4/11/2014 • Seminário • 509 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
CONSTITUIÇÃO DE 1891
A primeira República Brasileira chamada também de República Velha.
Outros nomes curiosos: República Maçônica, dos Bacharéis e da Bucha, todos estes nomes pois os políticos da épocas eram na maioria bacharéis de direito formados pela faculdade do Largo São Francisco-SP, e pertencia a maçonaria e a uma sociedade secreta de origem alemã denominada da Bucha, onde protegiam-se e auxiliavam-se entre si. O período da constituição de 1891, foi de 15/11/89 com a queda do Império e da programação de República até a Revolução de 1930, com Getulio Vargas.
A queda do Império, se deu por intermédio de um movimento essencialmente militar, não havendo grande participação da população.
Vários fatores, contribuem para a queda do Império, como:
- os interesses dos fazendeiros agrários, que queriam mias apoio do Rei, este que por sua vez sempre atendia em primeiro lugar os barões do café;
- o fato de não haver um sucessor masculino ao trono;
- abolição dos escravos;
- a Princesa Izabel era vista com desconfiança, principalmente por ser casada com um estrangeiro.
O GOVERNO PROVISÓRIO
Foi formado na noite de 15/11/89, chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
A família Real foi banida do Território nacional, (o banimento só foi revogado em 1920)
O primeiro ato jurídico da República, constitui na edição do Decreto nº 1, redigido por Rui Barbosa:
- O País passava a chamar ESTADOS UNIDOS DO BRASIL;
- se decretava a forma de governo – REPUBLICA FEDERATIVA;
- as províncias foram alçadas a ESTADOS e nomeados GOVERNADORES com autonomias econômicas e também autorizados a editares posteriores constituições estaduais (respeitando sempre a CONSTITUIÇÃO FEDERAL)
- criação da comissão para elaborar a nova constituição, composta por cinco membros:
1-
2-
3-
4-
5-
Este Decreto para muitos e considerado o que faltava para complementar um quadro muito claro de uma ditadura militar. Uma ditadura a medida que não havia nenhum órgão legislativo funcionando, desde que a Câmara foi fechado e a Constituição de 1824, deixava de viger. O ato mais forte desta ditadura foi a criação da Comissão Militar de Sindicâncias e Julgamentos, um tribunal de exceção com direito, inclusive de decretar a pena de morte.
A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO
(24/02/1891)
A doutrinadores que consideram que
...