Constituição Federal
Tese: Constituição Federal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: coldheart21 • 8/10/2014 • Tese • 368 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e a geração de direitos humanos em que se classifica”.
Como descrito no artigo 196 da Constituição Federal, saúde é direito de todos e dever do estado, ou seja, sua titularidade é coletiva, por consequência, percebe-se que, pelo objeto, são direitos sociais, sendo esse direito de acesso universal e igualitário de acordo com a Constituição. Portanto podemos ligar esse tema aos direitos humanos. Direitos humanos que teve seu inicio após a revolução industrial, onde a sociedade melhoro e enriqueceu exponencialmente, onde nem todos tinham posse dessa riqueza, e assim criou-se desigualdade social e exploração, principalmente nas classes baixas e trabalhadoras. Assim acordando o povo, com manifestações pós revolução.
Em destaque a essas manifestações Karl Marx e Frederich Engels.
, o Estado teve de ser interventor (lembrando que uma nova geração de direitos não exclui direitos adquiridos na geração anterior, neste caso, liberdades) e garantir um mínimo de direitos aos menos favorecidos, estando entre eles os direitos à saúde, trabalho, educação, lazer, cultura e etc.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” .
O artigo 225 da Constituição Federal nos diz que todos têm direito ao meio ambiente, sendo assim, sua titularidade é difusa, a Constituição nos diz ainda que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo, ou seja, pelo objeto, são direitos da solidariedade, apontando assim, para a terceira geração de direitos humanos. Essa geração de direitos visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos, e por ter titularidade tão subjetiva, ela é bastante abrangente, algo praticamente universal, podendo assim dizer que seria uma relação de direitos entre povos, direitos estes como paz, comunicação, meio ambiente, etc. Todos esses ideais surgiram após a Segunda Guerra Mundial e são a resposta para grandes extermínios a fim de proteger a humanidade contra a própria humanidade, por mais estranho que isso possa soar. Os direitos de solidariedade surgiram para preservar a espécie humana e evitar sua destruição, daí a necessidade de todos terem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo dever do Estado em conjunto com a sociedade defendê-lo e mantê-lo preservado para as presentes e futuras gerações.
...