Consultoria Geral
Trabalho Escolar: Consultoria Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lu.ciana • 17/4/2014 • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 433 Visualizações
Consultoria é uma forma de auxilio para empresas ou pessoas que estão passando por algum momento de dificuldade, não querem cometer erros que possam ser prejudiciais para o futuro da organização ou estão estagnadas e almejam crescimento.
O serviço de consultoria é oferecido ao cliente para identificar os problemas por meio de diagnósticos diretos, sempre visando e indicando as soluções no menor prazo possível, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza de acordo com cada necessidade.
O consultor após obter algumas informações implanta o projeto de acordo com cada necessidade, de cliente para cliente, de problema para problema. O consultor não necessariamente atende apenas empresas, ou pessoas com problemas, um exemplo muito básico são os consultores financeiros, planejar e controlar suas próprias finanças não é uma tarefa fácil, e o consultor financeiro é uma ótima forma de auxilio nas pequenas e médias empresas.
Um consultor ajudará a organização na tomada de decisões, na vida pessoal e empresarial.
Elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão;
Identificar seus pontos fortes e pontos fracos;
Identificar suas ameaças e oportunidades;
Propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.
Formas de Consultoria
A consultoria pode ser dividida em 4 formas diferentes de acordo com o serviço ou produto oferecido, com sua estrutura, abrangência ou ainda com a forma de relacionamento adotado.
Serviços ou produto
A qualidade dos serviços ou produtos oferecidos é o que vai definir a posição do cliente, apontando o que o cliente espera do consultor e como ele pode colaborar com a sua organização.
Estrutura
É determinada pela flexibilidade, metodologia, adequação a realidade do cliente e o nível de aceitação.
Abrangência
Abrangência ou amplitude se baseia na profundidade do trabalho do consultor, o tempo de sua contratação e a resistência encontrada pelo profissional no ambiente estudado.
Forma de relacionamento
Ocorre de acordo com maneira com que o consultor se relaciona com o cliente e parceiros de profissão, algumas das características analisadas: Se a vínculos empregatícios, se o produto pode ser trabalhado remotamente e se a necessidade de um documento formal.
Consultoria Interna e externa
O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta). Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria.
Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria trabalhando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno serve como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.
Consultoria Interna
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.
O consultor interno deve ter o domínio de conhecimentos científicos relativos à gestão, que devem ser constantemente atualizados. Estes conhecimentos devem abranger as áreas do comportamento organizacional e gestão de pessoas, além de teorias de liderança, gestão estratégica, arquitetura organizacionais, gestão de custos e qualidade, psicologia da aprendizagem e didática, gestão de projetos, metodologia de pesquisa, estatística e legislação trabalhista. Os consultores internos também deverão ser conhecedores de ferramentas de informática, como softwares para edição de textos, planilhas e gráficos. Devido aos desafios da economia globalizada, é desejável ao profissional que quer chegar à excelência, desenvolver o domínio de línguas estrangeiras .
Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno
Vantagens
Procedimentos Internos – Tem maior conhecimento, pois ele esta diariamente lidando com esses procedimentos.
Aspectos Informais – são os chamado atalhos organizacionais, que faz parte da estrutura organizacional da empresa e esta inserido em sua cultura e valores.
Acesso a pessoas e grupos de interesses – dentro da empresa
Participar da avaliação e controle do processo inerente ao trabalho
Poder informal – por trabalhar na organização tem certo poder informal
Desvantagens
Precisa de prática – Precisa de atualização pratica
Conhecimento teórico – Seu conhecimento é adquirido de maneira teórica, por este não conseguir aplicar seus novos conhecimentos em diferentes casos da empresa.
Menos experiência que o consultor autônomo – Justamente por não conseguir colocar suas ideias em pratica.
Suas ideias são menos aceitas – nos altos escalões da empresa
Menor liberdade para falar ou fazer as coisas – devido seu vinculo empregatício possui menor liberdade para dizer o que pensa.
Consultoria Externa
O consultor externo é autônomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria.
O Consultor Externo é um agente de mudanças que terá o papel de buscar informações no cliente e mercado e propor soluções para a empresa, relacionadas, basicamente, à produtividade administrativa, análise e melhoria dos processos organizacionais, gestão estratégia e desenvolvimento organizacional, mediante uma relação de integração
...