Consumo Sustentável
Trabalho Escolar: Consumo Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mifonteazev • 5/10/2014 • 467 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Estudo de Caso – Consumo Sustentável
A. A definição mais disseminada de sustentabilidade, enquanto desenvolvimento, é a do Relatório de Brundtland (WCED, 1987), que considera que o “desenvolvimento deve satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras para satisfazerem suas próprias necessidades”. Apesar de não ser a única, e da falta de consenso na definição, esta visão focaliza o longo prazo e os interesses inter-geração. Baseia-se ainda nas dimensões econômica, ambiental e social, intimamente relacionados.
B. A muito tempo o meio ambiente apresenta sinais de que não está suportando a forma de vida da sociedade. Ao longo desses anos a utilização dos recursos naturais foram aumentando sem solução e tempo para o meio ambiente repor esses recursos. O desenvolvimento econômico atual estimula o desperdício. automóveis e eletros são confeccionados com um planejamento para ter duração de vida minima no mercado, para que a sociedade venha trocando constantemente. A extração de recursos naturais para confecção de produtos que poderiam ser reciclaveis e tornar-se materia prima para confecção do mesmo produto ou até mesmo de outros, são substituidos ou se tornam produtos descartaveis não recicláveis nem biodegradaveis aumentando a quantidade de lixo no meio ambiente, gerando assim um desiquilibrio ambiental, o ritmo de crescimento demográfico e de urbanização não é acompanhado pela expansão da infra-estrutura, principalmente da rede de saneamento básico, parte dos dejetos humanos são lançados sem nenhum tipo de tratamento na atmosfera, águas ou no solo.
Em vista da multiplicidade de conceito de desenvolvimento sustentável, o desafio passa a ser estabelecer uma definição mais genérica e unificada, que considere o crescimento dos centros urbanos frente à capacidade de suporte dos ecossistemas:
Do ponto de vista econômico, a possibilidade de crescimento tem que ser definida de acordo com a capacidade de suporte dos ecossistemas, pensando-se simultaneamente em maior equidade e aumento da eficiência econômica (que suavize os processos de elevação da entropia). Essas são regras iniciais de um modelo de desenvolvimento sustentável, que deve contemplar objetivos ecológicos relacionados com a integridade dos ecossistemas, com a manutenção da capacidade de suporte dos sistemas naturais, com a preservação da biodiversidade (necessária para assegurar a evolução biológica), com o respeito aos limites do meio ambiente físico. (CAVALCANTI, 2001)
C. A sustentabilidade é um conceito onde todas as partes são envolvidas: empresas, governos, sociedade e indivíduos. A responsabilidade social é um compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento, bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade e organização.
Hoje, o meio ambiente conta a constituição para preservação do meio ambiente. As empresas que são responsaveis pela utilização de recursos naturais para confecção de seus produtos deverão ter um planejamento para cada dano ambiental cometido pela organização deverá ter uma medida de reparação, não mostrando nenhum tipo de reparo, a empresa acabará sofrendo penalidades previstas pela Lei dos Crimes Ambientais.
...