Contabilidade
Trabalho Universitário: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gpmoreira0563 • 21/8/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 2.988 Visualizações
1. Como podem ser conceituados os objetivos da Contabilidade?
R: Os objetivos podem ser conceituados a partir da observação da realidade transcende os próprios princípios e normas. O Objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico igualmente bem a todos os tipos de usuários.
2. Qual a meta importante a ser maximizada pelo acionista com participação acentuada (digamos, mais de 10%) no capital de uma empresa?
R: Fluxo de dividendos por ação.
3. Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxos futuros (de caixa, de resultados ou de capital de giro líquido). Qual o motivo? Até que ponto é válida a informação contábil sobre eventos passados e atuais para inferir com relação a eventos futuros?
R: Os demonstrativos financeiros somente são efetivamente importantes à medida que possam ser utilizados como instrumento de sobre eventos ou tendências futuras. A informação é válida e importante se o que foi reportado em termos contábeis no passado for relevante para o futuro.
4. O modelo decisório do tomador de decisões sofre influência da qualidade e da quantidade de informação existente. Se estudássemos o modelo decisório para determinar a informação que será fornecida, não criaria isto um círculo vicioso? Como amenizar o impasse?
R: Sim, a alternativa é formar um arquivo-base de informação contábil capaz de fornecer saídas, periodicamente, de utilidade para as metas de maior número possível de usuários.
5. Compare, por meio de um quadro-resumo, as várias abordagens à teoria da Contabilidade. Analise suas vantagens e desvantagens. Por que, na opinião do autor, é a Abordagem Sistêmica a que oferece maiores perspectivas para a Contabilidade?
R: Na abordagem ética a contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados, a contabilidade deveria ser verdadeira, justa e não enviesada. Por ser muito subjetiva apresenta o perigo de por comodismo, continuarmos aceitando, no estado em que se encontram os atuais princípios de contabilidade.
Na abordagem comportamental é levado em conta mais que um desenvolvimento lógico dos demonstrativos, basea-se também um procedimento empírico que leve a decisões corretas.
A abordagem macroeconômica é semelhante a da teoria do comportamento porém fixa-se em objetivos econômicos definidos, um dos aspectos fundamentais desta abordagem é reportar lucros relativamente estáveis de período para período, o que é conseguido por meio de políticas flexíveis de depreciação e de provisões.
...