TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Artigo: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 6

UNIBAHIA

Curso: Ciências Contábeis.

Prof. Ubirajara Vigas.

1. Qual o objeto e o objetivo da contabilidade?

O objeto da contabilidade e o patrimônio que são bens, direitos e obrigações vinculadas a entidade econômica-administrativa. Sendo assim o objetivo da contabilidade é geração de informações para que os usuários internos e externos possam tomar conhecimento dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativa.

2. Destaque cinco usuários das informações contábeis e tente explicar quais seriam as suas necessidades?

Investidores: São os proprietários que investem o seu capital em uma empresa e se preocupam com o retorno que produz.

Empregados: São aqueles que exercem uma função em uma empresa, e que se interessa por informações que lhes permitam a capacidade que a empresa tem de promover sua remuneração.

Cliente: São os que utilizam, com certa regularidade, os serviços de um profissional ou empresa.

Governo: São interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades, necessitam, também, de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades estabelecer politicas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional.

Banco: Estão interessados em informações que permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

3. O que são Princípios Fundamentais de Contabilidade?

Princípios fundamentais da contabilidade significam, então, as regras em que se assenta toda a estrutura teórica para a escrituração e analise contábil. Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para elaboração das demonstrações financeira.

4. Quais são os Princípios Fundamentais de Contabilidade?

São eles o da Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Atualização monetária, Competência e da Prudência.

5. Descreva o Principio da Prudência?

O principio da Prudência determina a adoção do menor valor para os elementos do ativo e do maior valor para os componentes do passivo sempre que existirem alternativas igualmente validas para quantificar as variações patrimoniais. Por exemplo, na hipótese de existência de diferentes formas de calculo de uma divida todas igualmente aceitáveis, deve-se optar por aquela que produza maior valor diante dos outros principio que será escolhida a opção que diminui o valor do patrimônio liquido.

6. As dividas do proprietário podem ser pagas com cheque da empresa? Justifique sua resposta e aponte o Principio que seria infringido?

Não. Por que a contabilidade da empresa não pode ser confundida a com a contabilidade do proprietário ou dos demais membros que a possuem. Segundo o Principio da Entidade a contabilidade da empresa registra somente os atos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular.

7. Qual conceito de Patrimônio?

Patrimônio significa Principio, conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica (empresa). Os bens e direitos considera-se elementos patrimoniais positivos; as obrigações elementos patrimoniais negativos. Portanto para identificar a situação de uma pessoa ou empresa é preciso saber as dividas (obrigações) que ela possui. É necessário saber o valor do patrimônio.

8. Como os Bens estão classificados na contabilidade?

Os bens estão classificados em duas categorias, Tangíveis que são os bens palpáveis como, por exemplo, veículos, imóveis, dinheiro e etc. já os Intangíveis que pode ser uma marca uma patente de invenção onde a pessoa ou empresa tem o direito exclusivo de explorar a invenção são, ou seja, bens não palpáveis.

9. Comente sobre Ativo Circulante e Não Circulante.

Ativo circulante: é aquele que incluem dinheiro em caixa, conta com movimento em banco, duplicatas a receber e mercadorias que se transformarão em dinheiro em curto prazo.

Ativo não circulante: neste grupo está todos os bens de permanência duradoura, investimento imobilizado e intangível. Bens e direitos que só serão movimentados após 360 dias.

10. Comente sobre Passivo Circulante e Não Circulante.

Passivo circulante: inclui todas as aquelas contas que refletem dividas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano, contas e imposto a pagar.

Passivo não circulante: são contabilizadas as obrigações da instituição que deverão ser pagas ate o ano seguinte.

11. O que é resultado na contabilidade.

O Resultado abrange como alteração no patrimônio liquida de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstância não originadas dos sócios. Inclui mudanças no patrimônio durante o período facilitando-se dessa forma, a tomada de decisão.

12. Comente sobre Receita.

A Receita corresponde em geral vendas e mercadorias ou prestações de serviços, são aumentos do ativo ou diminuição do passivo, sem que haja diminuição de valores patrimoniais, ou aumento do passivo.

13. Comente sobre Despesas.

As Despesas estão relacionadas aos valores e gastos com estrutura administrativo comercial da empresa a despesa é todo sacrifício da empresa para obter receita, toda a despesa gerada no período gerado no período mesmo que ainda não tenha sido paga, será subtraída do total da receita também gerada no mesmo período que ainda não tenha sido recebida.

14. Comente sobre Custo.

Custo é a forma dos gastos incorridos e necessário para a aquisição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com