Contabilidade
Trabalho Escolar: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: th2y • 18/10/2014 • 977 Palavras (4 Páginas) • 909 Visualizações
Em pleno século XXI, período em que o mundo se depara com os nefastos efeitos da globalização dos mercados e sua acelerada competitividade, torna-se estratégico a preocupação com a valorização das pessoas nas empresas. Por isto mesmo, se faz imprescindível a otimização de todos os recursos.
Na medida em que a crise financeira mundial se instala no Brasil, causando um agravamento na situação econômica, as empresas trabalham mais intensivamente com mudanças organizacionais, sejam elas ligadas às estratégias, estruturas ou programas de qualidade e melhorias contínuas.
Profundas mudanças se fazem presente no cenário organizacional, afetando as dimensões culturais, religiosos, econômicos, sociais, entre outras.
Neste novo cenário, que envolve um complexo processo de mudança, os responsáveis pela condução dos negócios, nas organizações, são forçados a promover alterações constantes nos procedimentos que se mostravam eficientes até então e buscar alternativas para fazer frente aos desafios que são lançados diariamente. Com isso, pressupõe-se que, para uma empresa obter sucesso, deverá ser competitiva e para isso, tornam-se necessários além dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais, mercadológicos, a existência de recursos humanos com excelente potencial.
Rupturas e turbulências marcam as mudanças, impactando profundamente na sociedade de forma geral e na gestão das organizações. Os impactos e reflexos, no mundo dos negócios, fazem-se sentir através dos seguintes processos;
• Inserção de novas tecnologias e inovação constante;
• Globalização e como conseqüência imediata o acirramento da competição;
• Novas e constantes demandas do cliente;
• Gestão do conhecimento e valorização do capital intelectual;
• Novas formas de se conduzir as relações de trabalho.
Neste cenário, que provoca mudanças tanto no ambiente interno como externo à organização, a demanda por gerar novas alternativas e oportunidades de negócios se faz emergente. Para tanto, elementos como inovação, criatividade e agilidade na tomada de decisão, se fazem imprescindíveis. Assim sendo, os recursos humanos, ou seja, as pessoas tornam-se estratégicas para a sobrevivência de uma organização.
MÓDULO II
Nota: Este módulo apresentará elementos sobre o processo de reestruturação produtiva e o posicionamento da área de Recursos Humanos.
A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
É cada vez mais forte a pressão e a influência das forças do ambiente externo no cotidiano das organizações. O mercado compartilhado pelas organizações está crescentemente competitivo e exigente.
As iniciativas para a criação e manutenção de novas linhas de produtos ou serviços terão que se apoiar nas necessidades e aspirações do mercado em maior proporção e menos na capacidade operativa das máquinas e da infra-estrutura produtiva das organizações.
É nesse contexto que as organizações precisam tomar algumas decisões, como: reestruturar o sistema de Recursos Humanos, tornando-o mais ágil e eficiente, implantar seu planejamento estratégico, incentivar o diálogo entre subordinados e lideranças, possibilitar um clima de franqueza e objetividade nas negociações com os sindicatos e aumentar a produtividade do trabalho. Nesse âmbito, o sistema de Recursos Humanos torna-se peça fundamental.
A filosofia da empresa determina quais devem ser as políticas mais adequadas face aos desafios do mercado de trabalho, desafios esses, provindos das três forças emergentes na relação capital-trabalho, são elas: os avanços trabalhistas da Constituição de 1988, implantação de novas tecnologias tendo em vista o aumento da produtividade, venda e pesquisas de produtos e serviços, aqui incluído a globalização do mercado e, expansão ou retração da atividade econômica.
Com base na reestruturação produtiva, as políticas de Recursos Humanos devem ter os seguintes propósitos: estabelecer programas e incentivos que objetivem a manutenção do trabalhador na empresa por mais tempo, proporcionar maior e melhor flexibilização em matéria de recrutar, selecionar e avaliar o desempenho dos trabalhadores da empresa e procurar adequar a administração de cargos e salários
...