Contabilidade
Dissertações: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KatiaCA • 7/11/2014 • 714 Palavras (3 Páginas) • 517 Visualizações
Curso: Ciências Contábeis – V Período
Disciplina: Administração de Recursos Humanos
Tutor: Hélio
Faculdade: Unifran – EAD
Polo: Cataguases/MG
Data: 29/08/2014
Administração de Cargos e Salários
Quais vantagens você observa que um plano de cargos e salários sendo implantado em sua empresa poderia gerar?
É notório que toda empresa, para ter sucesso em seu ramo de atuação, necessita elaborar uma consistente e dinâmica estratégia de plano de cargos e salários. Por meio desse mecanismo, a gestão de recursos humanos torna-se adequada, sólida e eficiente na prestação de seus serviços.
Entre as inúmeras vantagens da implantação do plano de cargos e salários está a de permitir que empresa classifique seus colaboradores de acordo com seus talentos, suas aptidões, e que adote uma política de remuneração adequada conforme a função desempenhada por cada um deles.
Há de se lembrar, no entanto, que o plano de cargos e salários não existe somente para os funcionários antigos. Os contratados após a implantação do projeto também deverão obedecer às novas regras para que possam progredir na empresa, com relação ao seu salário e atividade.
O plano de cargos e salários, então, tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial da empresa. No entanto, é de fundamental importância que os dirigentes e gerentes apoiem a ideia. É impossível que qualquer tipo de projeto dê certo sem o apoio dos líderes da empresa.
Mas afinal, em que se baseia a implantação do planos de cargos e salários? A resposta a essa pergunta é bem simples. A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, proatividade, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho.
Entre as principais vantagens da implantação do plano de cargos e salários destacam-se:
* Definir a política salarial e modelos estratégicos de remuneração baseado em competências.
* Desenhar o perfil e competências dos cargos estratégicos da organização.
* Manter o equilíbrio interno da organização por meio da lista de cargos, responsabilidades e resultados esperados.
* Equilibrar os salários pagos com as práticas salariais compatíveis com o mercado e seu segmento de atuação.
* Implantar práticas de Recursos Humanos que otimizem os procedimentos administrativos.
* Elaborar um plano de carreiras a fim de proporcionar o desenvolvimento profissional e a retenção dos talentos.
O avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, a participação das decisões maiores da organização no planejamento orçamentário anual, o conhecimento das metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização, também devem ser acompanhados pelo planejamento de cargos e salários.
Portanto, a empresa tem a responsabilidade
...