Contabilidade
Artigo: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissamarcus • 13/3/2015 • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 378 Visualizações
Métodos de Escrituração
É o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis. Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar fatos contábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.
Partida Simples
Encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele apenas registramos as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado, apenas uma das operações débito ou crédito é contabilizada
Partidas Dobradas
Onde débito e crédito correspondem à teoria de números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde a época de 1494 onde foi desenvolvido na Itália, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.
Este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas de crédito, ou seja não há devedor sem credor correspondente.
Universalmente utilizado pela contabilidade, onde para cada débito corresponde um crédito de igual valor.
Características das Partidas Dobradas
- Para cada fato contábil haverá no mínimo dois lançamentos, um a debito e outro a credito.
- Todas as aplicações de recursos (débito) necessitarão de uma origem de recursos (crédito)
- A soma dos débitos será sempre igual a dos créditos.
- Não há debito sem que haja crédito e vise-versa
História
A idéia do método desenvolveu-se quando se criou a conta Capital. A primeira transação financeira da entidade, qual seja, a colocação de dinheiro nas contas da mesma pelos sócios, se escritura assim:
• Débito: Conta Caixa (Ativo);
• Crédito: Conta Capital (Patrimônio Líquido ou Passivo não Exigível).
Por essa simples notação algébrica (CAIXA=CAPITAL), registra-se toda a gama de informações financeiras envolvidas na operação: sabe-se o dinheiro que a Entidade poderá investir em seus negócios, sem que se esqueça da obrigação assumida: se encerrar as atividades, ou determinado sócio deixar o empreendimento, a quantia que ele entregou deverá ser formalmente devolvida pela Entidade para as contas do mesmo.
Historicamente, as entradas de débito são registradas no lado esquerdo e as entradas de crédito no lado direito do razão. Em um modelo esquemático conhecido no Brasil como "razonete", as contas são chamadas de contas T devido a sua semelhança com a letra T quando a mesma está vazia, conforme se observa pelo seguinte diagrama:
Débito Crédito
No Brasil, o método das partidas dobradas, foi definido como obrigatório para os gestores públicos. Consta no art. 86 da Lei 4.320 de 19642 que "A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-ão pelo método das partidas dobradas".
Débito e Crédito.
Para toda transação contábil há no mínimo dois registros, são denominados débito e crédito, uma vez que o ato de debitar e creditar altera o salto de contas gera então as variações patrimoniais.
- Ativo – O débito esta associado a idéia de aplicação de recursos, ou seja, a empresa aplicou seus recursos em bens ou direitos. Natureza devedora, logo, os débitos o aumentam e os créditos diminuem.
- Passivo – O crédito esta associado a fonte dos recursos, ou sejam alguém é credor da empresa, tem algo á receber. Natureza credora, logo os créditos aumentam e os débitos diminuem.
- Despesas – As contas de despesa são debitadas, pois despesa significa um sacrifício financeiro.
- Receita – As constas de receita são creditadas, pois significa ganho pela venda de produtos ou serviços.
Métodos de Partidas Dobradas
Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Onde a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas contas ou variáveis, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.
Transação financeira é a forma mais rápida de se pagar boletos, transferir dinheiro entre outros, mas não é totalmente seguro. Há de se considerar que uma entidade é uma personalidade jurídica sem existência física, apesar de possuir uma sede. Essa personalidade jurídica tem as físicas como proprietárias, que responderão por ela. Todo o seu patrimônio pertence a seus proprietários ou a terceiros.
Assim, toda transação que ela faz está apenas alterando o seu patrimônio, ou seja, "algo vai, outro algo vem em seu lugar". Por exemplo, uma compra de um bem à vista, esse bem chegou à empresa e está representado por uma conta contábil, que será dada entrada no patrimônio por um valor, consequentemente, outra conta contábil será igualmente movimentada, a que representa os numerários, o "Caixa".
Mesmo que a compra seja a prazo, essa outra conta (Caixa) será substituída por uma que representa uma obrigação futura, outra conta contábil de "dever" chamada "Contas a Pagar".
Outro exemplo, supondo que uma empresa X comprou equipamentos no valor de R$1.000,00 á vista, pordemos
...