Contabilidade Análise de demonstrações financeiras
Tese: Contabilidade Análise de demonstrações financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nanda001 • 4/6/2014 • Tese • 4.368 Palavras (18 Páginas) • 290 Visualizações
1- Ações: São “cotas” (pedaços) das empresas que são vendidas á pessoas que quando compram essas cotas se tornam donos. Assim uma empresa pode ter várias ações, tendo consequentemente, vários donos.
2- Ações em Tesouraria: são aquelas adquiridas pela própria empresa.
3- Adiantamentos de Clientes: É um valor adiantado que a empresa recebe de um cliente por um serviço que ainda vai ser prestado, esse valor no Passivo Circulante, que só vai ser contabilizado (baixado) quando o serviço for prestado.
4- Aluguéis ativos: Representa o valor de aluguéis que são recebidos.
5- Aluguéis Passivos: Representa o valor de aluguéis á pagar, gerando assim consequentemente uma despesa para a empresa.
6- Amortização Acumuladas: Representa a conta que retifica o valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente.
7- Análise das demonstrações financeiras: É um processo onde vai ser feita a avaliação da empresa, assim os sócios iram saber a real situação da empresa e poderão tomar decisões para uma melhoria financeira da empresa.
8- Análise horizontal e análise vertical: A análise horizontal é uma técnica para comparar os valores do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior. Já a análise vertical é os valores relativos das contas das demonstrações financeiras da empresa.
9- Analista Financeiro: É a pessoa que fica responsável pelas contas que devem ser pagas e pelas contas que a empresa tem a receber.
10- Apropriação de despesas: Refere-se a pagamentos ou recebimentos antecipados de uma despesa ou serviço que ainda não foi contabilizado na competência contábil.
11- Apropriação de receitas: Corresponde ao primeiro mês de locação das coisas da empresa.
12- Ativo Circulante: Representa os bens ou direitos que á um curto prazo podem vim a ser convertidos em dinheiro. EX: Estoque.
13- Ativo Fixo: Representa os bens que a empresa necessita para a execução da sua atividade, sendo assim não tem interesse de vender á um curto prazo.
14- Ativo Imobilizado: É a conta que a empresa faz para a manutenção das atividades da empresa. É compostas por bens da empresa.
15 – Ativo realizável a longo prazo: É o conjunto de bens e direitos que serão realizados em mais de um ano contábil.
16- Auditor Interno e Auditor Externo: Auditor Interno é o responsável por observar todo o regulamento interno da empresa, ele também se relaciona com todas as áreas da empresa, pode ser também responsável por buscar novas melhorias internas da empresa.
Auditor Externo é o responsável por analisar e validar as contas e saldos de balanço da empresa.
17- Balancete de Verificação: É o demonstrativo contábil que vai listar todas as contas em movimento no mês, mostrando no final do mês o seu respectivo saldo.
18- Balanço Patrimonial: Tem a finalidade de apresentar a posição econômica e financeira da empresa em uma determinada data. Ele também apresenta os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
19- Bancos c/ movimento: representa o bem de uma empresa, pois evidentemente o dinheiro da empresa está depositado em uma instituição bancária.
20- Benefícios Presentes e futuros: São todos os bens e direitos da empresa que podem ser avaliados em dinheiro.
21- Capital a Integralizar: É o que o acionista da empresa ainda deverá pagar, é um valor que ainda não está na empresa, mas deverá ser pago.
22- Capital circulante líquido- CCL: Representa o dinheiro que a empresa tem disponível. Assim para saber utilizamos uma conta:
CCL= Ativo circulante – Ativo circulante.
23- Capital de terceiros: Representa o capital de pessoal de fora da empresa. EX: Fornecedores.
24- Capital Nominal: Representa o montante inicial investido pelos sócios da empresa que futuramente pode ser aumentando no decorrer das atividades, com novo aporte dos sócios ou com reversão de reservas.
25- Capital Próprio: Representa o capital dos donos da empresa, ou seja, é o dinheiro que eles entram para dar início aos negócios.
26- Capital total á disposição da empresa: É o valor que corresponde ao capital da empresa somado ao capital de terceiros.
27- Características de contas: As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação.
28- Ciclo Operacional: Representa o tempo de compra da matéria prima para a fabricação do produto até o recebimento do dinheiro recebido relativo ao produto.
29- Clientes: É a pessoa para qual a empresa cede um serviço ou um produto em troca de dinheiro.
30- CONFINS s/ Faturamentos: É uma contribuição sobre o faturamento Mena=sal de uma empresa, assim considerando a receita bruta das vendas de mercadorias, mercadorias e pessoas.
31- Compras: Representa a média das compras que a empresa fez em um determinado período.
32- Constituição de empresas: É o arquivamento de seus atos constitutivos no Registro do Comércio ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
33- Consultor Contábil: É a pessoa responsável por aconselha a empresa na forma de administrar seus recursos financeiros, ele também fica por conta de controlar o movimento financeiro da empresa.
34- Conta Contábil- Teorias, conceitos: São contas que constituem-se em representações escrituras de bens, direito, capital, obrigação, etc. de uma empresa.
35- Conta Credora: É o valor que vai receber financeiramente de seus devedores.
36- Conta Devedora: É o valor que vai ser pago pelo compromisso com o seus fornecedores.
37- Conta de Resultados: Representa as contas de despesas e receitas.
38- Contas Patrimoniais: Representam os Bens, Os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, através do Balanço Patrimonial.
39- Custos: Representa um valor financeiro
...