Contabilidade Avançada
Exames: Contabilidade Avançada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenivia • 25/9/2014 • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 731 Visualizações
ATIVIDADE - CONTABILIDADE AVANÇADA
1-De acordo com lei nº6.404/76, conceitue:
A) Coligadas:
São coligadas as sociedades quando uma participa, com 10% (dez por cento) ou mais, do capital da outra, sem controlá-la.
B) Equiparadas às Coligadas
As sociedades quando uma participa indiretamente com 10% ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la; as sociedades quando uma participa diretamente com 10% ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la, independentemente do percentual da participação no capital total.
C) Controladas
Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
2-Explique o Método da Equivalência Patrimonial.
A equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de investimento que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária de uma empresa, chamada sociedade investidora no patrimônio líquido de outra, denominada sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício (Contas possíveis: Outras Receitas Operacionais, Outras Despesas Operacionais).
Também pode ser entendido como um ajuste contábil realizado a fim de se determinar o valor dos investimentos de uma companhia em outras empresas.
3-O que significa o Ágio e o Deságio na aquisição de investimentos?
O valor do ágio ou deságio na aquisição do investimento é determinado pela diferença entre o custo de aquisição do investimento e o valor da participação no Patrimônio Líquido da coligada ou controlada.
O ágio na aquisição do investimento fica caracterizado quando o custo de aquisição é SUPERIOR ao valor da participação no Patrimônio Líquido da investida na época da aquisição. Observe-se que se o valor do Patrimônio Líquido da coligada ou controlada já era negativo quando da aquisição do investimento, o valor integral aplicado deve ser contabilizado como ágio.
Ocorre deságio quando o custo de aquisição do investimento é INFERIOR ao valor da participação no Patrimônio Líquido da coligada ou controlada.
4-Efetue os cálculos para atualização de um investimento com base no MEP, observando:
Valor do investimento na controlada A em 31/12/x5............210.000,00
Percentual de participação na controlada A............................70%
PL da controlada em 31/12/x6.............................................500.000,00
Considerar que em fevereiro de X6 a controlada A pagou em dinheiro para a investidora dividendos no valor de................................................................140.000,00.
5-Juros sobre o Capital próprio, corresponde à importância que a empresa paga ao sei titular, Sócio ou acionista, como remuneração dos valores por eles investidos na composição do capital da própria empresa. Sobre o JCP, comente sobre a base de cálculo, taxa e limite para dedutibilidade.
Conforme a IOB (2003, p.1), os JCP serão calculados sobre as contas do Patrimônio Líquido, que é composto pelas seguintes contas: Capital Social; Reservas de Capital; Ajustes de Avaliação Patrimonial; Reservas de Lucros; Ações em Tesouraria; Prejuízos Acumulados.
A Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP) é divulgada pelo Banco Central do Brasil,
cuja periodicidade é anual, porém, sua fixação é trimestral, como exemplo a taxa para o
calculo dos JCP para o ano-calendário de 2003 foi de 11,50%.
Limites para dedução é feito de duas maneiras:
a) 1º Limite = 50% do lucro do exercício antes de sua contabilização, menos a CSLL
provisória de 9%.
b) 2º Limite = 50% do saldo de lucros acumulados e das reservas de lucros:
6- A Demonstração de Fluxo de Caixa, é uma das importantes inovações trazidas pela lei n°11.638/2007.Leia sobre o assunto e faça um resumo sobre:
a) As atividades operacionais:
São as principais atividades geradoras de receita da empresa. Envolvem todas as operações relacionadas com a produção de bens e serviços e os eventos que não sejam definidos como atividades de investimentos e financiamentos.
O montante de fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais é um indicador de como a operação da empresa tem gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da empresa, pagar lucros e juros sobre o capital próprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento.
...